Neymar segue em recuperação e pode voltar ao Santos em novembro
O jogador completa um mês afastado por lesão na coxa e deve voltar a jogar pelo time no próximo mês; clube adota cautela no retorno do camisa 10
O atacante Neymar, do Santos, completa mais de um mês afastado por conta de uma lesão no músculo reto femoral da coxa direita, diagnosticada em 18 de setembro. Essa é a terceira lesão semelhante que o jogador sofre na temporada, o que tem preocupado a comissão técnica e o departamento médico do clube.
Em 2025, o Santos já disputou 48 partidas, somando o Campeonato Paulista, o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. Neymar esteve presente em 23 delas, tendo perdido as seis primeiras rodadas do Paulistão e outras, por conta de lesões musculares.
A primeira contusão ocorreu logo após a semifinal do Paulistão, contra o Red Bull Bragantino, quando o craque marcou um gol e teve uma grande atuação. O retorno aconteceu um mês e 11 dias depois, na terceira rodada do Brasileirão, contra o Fluminense. No entanto, ele voltou a sentir o mesmo local na rodada seguinte, contra o Atlético-MG, o que o afastou novamente por mais de um mês.
Quando Neymar teve a lesão
A lesão atual aconteceu poucos dias após essa partida contra o Galo, e desde então o camisa 10 está fora de sete jogos seguidos. A previsão é de que ele volte aos gramados no confronto contra o Flamengo, no dia 9 de novembro, no Maracanã, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Enquanto isso, o Santos tenta se manter firme na competição. O time vem de um empate por 2 a 2 com o Botafogo, no Nilton Santos. Mesmo com o elenco de folga após o jogo, Neymar compareceu ao CT Rei Pelé para realizar testes físicos e dar continuidade ao processo de recuperação.
O técnico Juan Pablo Vojvoda afirmou que o retorno só acontecerá quando o jogador estiver completamente recuperado. O treinador comparou o caso ao de Willian Arão, que também passou por um longo período de recuperação, reforçando que o clube não pretende apressar o retorno do camisa 10.
Empate em 2 a 2 no Rio de Janeiro. Os gols do Santos no #BOTxSAN foram marcados por Souza e Barreal. pic.twitter.com/w7d6BAGy5o
— Santos FC (@SantosFC) October 26, 2025
Pela 30ª rodada do Brasileirão, Santos empata fora de casa (Foto: reprodução/X/@SantosFC)
Santos tem maior instabilidade sem Neymar em campo
O Santos vive uma temporada de altos e baixos em 2025, marcada por momentos de brilho e também por oscilações, especialmente com as ausências de Neymar. O craque santista atuou em 23 partidas até agora, sendo peça fundamental em várias vitórias importantes do time tanto no Campeonato Paulista quanto no Brasileirão.
Quando Neymar esteve ausente, o time apresentou dificuldades, mas também conseguiu resultados importantes. No Paulista, o Santos iniciou a competição sem ele nas seis primeiras rodadas, alternando vitórias e derrotas — com destaque para o triunfo por 3 a 1 sobre o São Paulo. No Brasileirão, o time também sofreu com a falta de regularidade, mas conseguiu bons resultados, como o empate por 2 a 2 com o Bragantino e a vitória por 1 a 0 sobre o São Paulo.
Ao todo, o Santos disputou 48 partidas em 2025, somando 16 vitórias, 13 empates e 19 derrotas. Jogando como mandante, o desempenho foi superior — 10 vitórias em 22 jogos na Vila Belmiro. Fora de casa, o time venceu 6 das 26 partidas disputadas, o que mostra que a equipe ainda busca equilíbrio, principalmente quando não pode contar com seu principal jogador.
