A negociação entre Palmeiras e Chelsea pela transferência de Estêvão está em seus momentos finais. Os clubes chegaram a um consenso sobre as cláusulas principais do negócio e agora estão finalizando os detalhes restantes do contrato. O acordo da venda do jovem jogador de 17 anos deve ser assinado em breve.
Valores envolvidos e detalhes da transferência
A transferência de Estêvão para o time da Inglaterra está avaliada em pouco mais de 60 milhões de euros, cerca de R$ 350 milhões. O Palmeiras receberá 70% desse valor, enquanto o restante será destinado ao meia-atacante, que ficará com 30% da quantia.
As divergências em relação às cláusulas contratuais, especialmente bônus, foram resolvidas. A parte variável dos bônus será menor no último ano do atleta no Verdão e aumentará conforme o desempenho no Chelsea.
Os envolvidos na negociação avaliam que a maioria dos bônus estipulados no contrato são alcançáveis, similarmente ao que ocorreu na venda de Endrick para o Real Madrid.
Estêvão só poderá se transferir para o Chelsea quando completar 18 anos, em abril de 2025. No entanto, o Palmeiras assegurou que o jogador participe do Mundial de Clubes, previsto para ocorrer entre junho e julho do próximo ano. Esse torneio deve marcar sua despedida da camisa alviverde.
O negócio ainda não é considerado fechado completamente devido a pequenos ajustes contratuais que precisam ser finalizados antes da assinatura. Entretanto, os envolvidos na negociação acreditam que esses detalhes não deverão impedir a conclusão da transferência.
A multa rescisória do contrato de Estêvão com o Palmeiras é de 45 milhões de euros, aproximadamente R$ 250 milhões, porém, para que o Chelsea exerça essa cláusula, o pagamento teria que ser feito à vista.
Interesse de outros clubes
Com o parcelamento de sua compra sendo discutido, como mostra o cenário atual, a negociação abre espaço para a possibilidade de aumentar o valor total. Além disso, a competição intensa entre outros gigantes europeus pelo jogador, como Arsenal, Paris Saint-Germain e Barcelona, contribui para inflacionar o mercado, elevando o preço da transferência de Estêvão.