Após uma pausa de dois anos, Rafael Nadal foi confirmado para competir nas Olimpíadas de Paris nas categorias simples e dupla, jogado ao lado de Carlos Alcaraz, que atualmente está em terceiro lugar no ranking da ATP.
Com 22 títulos de Grand Slams em sua carreira, Rafa também foi ouro olímpico em simples em Pequim 2008 e em duplas nos Jogos Rio 2016. Após eliminar Thiago Monteiro nas quartas em Bastad, Ajdukovic mostrou grande desempenho na semifinal deste sábado, conquistando duas quebras no primeiro set, contra uma de Nadal.
Rafael Nadal celebrando vitória de um jogo (Foto: reprodução/Chris Hyde/Getty Images Embed)
Jogando contra Ajdukovic
Em junho de 2022, Rafael obteve vitória em Roland Garros, onde fez sua pausa de dois anos e voltou às quadras este ano, competindo a final de um torneio da ATP. Neste sábado, o espanhol derrotou Duje Adjukovic, ganhando de 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/3 e 6/4. A vitória resultou seu lugar na final do ATP 250 em Bastad, Suécia, que ocorrerá neste domingo do dia 21 e seu oponente será Nuno Borges. O jogador espanhol optou por não competir em Wimbledon de olho nas Olimpíadas e evitou riscos de lesões ao não alternar entre os pisos de grama e saibro.
Ajdukovic entrou com força total na semifinal deste sábado. Ele obteve duas quebras de saque no primeiro set, contra uma de Nadal, garantindo a vitória por 6 games a 4. Na segunda parcial, no entanto, o espanhol assumiu o controle do jogo, deixando seu oponente desconfortável em quadra e empatando o set em 6 a 3.
Duje Adjukovic e Rafael Nadal em cerimônia para o aposento de Carlos Moya (Foto: reprodução/Clive Brunskill/Getty Images Embed)
A decisão ficou para o terceiro set, onde Nadal quebrou os dois primeiros serviços de Ajdukovic. Apesar do croata ter conseguido devolver as duas quebras consecutivas e empatar em 3 a 3, a experiência prevaleceu e o espanhol reassumiu a liderança do placar, fechando o set em 6 a 4 após 2 horas e 12 minutos de partida.
Rafael Nadal e Caspel Rudd jogariam a semifinal de duplas do ATP250 este sábado, porém ambos desistiram da partida contra Orlando Luz e Rafael Matos. Consequentemente, Orlando e Rafael terão de enfrentar Gregoire Jacq e Manuel Guinard no domingo (21).
Marcelo Demoliner durante jogo (Foto: reprodução/Erika Santelices/Getty Images Embed)
Campeão em Amersfoort
Enquanto isso, Marcelo Demoliner sagrou-se campeão de duplas no Challenger de Amersfoort, na Holanda, ao lado de Guillermo Duran, após vencer os britânicos Jay Clarke e David Stevenson por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 e 6/4.