Nada na vida é perfeito, Simone Biles e Rebeca Andrade sabem disso. O motivo é simples: as ginastas ficaram de fora do pódio na final da trava na manhã desta segunda-feira, (5). Favoritas para ganharem medalhas, as estrelas da ginástica mundial não chegaram entre as melhores no último dia de competição da modalidade.
Apesar de não entrar no pódio, Rebeca ficou na frente de Biles. Enquanto a brasileira ficou na quarta colocação, a americana amargou a quinta posição na final da trave em Paris 2024. Elas ainda vão se enfrentar novamente por medalha na competição.
Andrade e Biles fora do pódio
Rebeca Andrade e Simone Biles foram as duas últimas a se apresentarem na trave. A americana estava bem na sua série, mas cometeu um erro. Biles caiu e viu o pódio escapar, restando o quinto lugar para a lenda da ginástica.
Já a brasileira não teve erros graves, mas fez uma série mais simples. Apesar da apresentação regular, Rebeca não conseguiu a pontuação para conquistar mais uma medalha para o Brasil na modalidade.
A final
A decisão da trave foi aberta pela chinesa Zhou Yaqin, melhor atleta da fase de classificação. No entanto, a ginasta teve um desequilíbrio grande e ficou com 14.100 de pontuação. Nas duas apresentações seguintes, duas quedas. A americana Sunisa Lee, cotada para disputar medalha, caiu e tirou 13.1000; a queda seguinte foi da brasileira Julia Soares que, apesar de uma boa apresentação, ficou com 12.333 pontos.
Medalha de bronze, a italiana Manila Espósito teve uma apresentação quase sem erros e ficou com 14.000. Outra queda foi presenciada pelos torcedores em Paris: Sabrina Maneca-Voinea, da Romênia, caiu duas vezes.
A campeã, Alice D’Amato fez uma boa apresentação, sem quedas, e assumiu a liderança para não largar mais e conquistar o ouro para seu país.