Seattle, 17 de junho, e o River Plate começou bem sua caminhada pela Copa do Mundo de Clubes contra o Urawa Red Diamonds, do Japão, com vitória por 3 a 1, gols de Colidio, Driussi e Meza. O time japonês ainda teve um gol anulado por impedimento no primeiro tempo e tentou por fogo no jogo ao marcar de pênalti com Matsuo no segundo, mas a superioridade e o oportunismo argentino deu o tom da partida e do placar.
Resumo do jogo
O River Plate chegou forte, acertou uma bola na trave, mas no lance seguinte, não perdoou e abriu o placar com gol de cabeça de Colídio. A equipe argentina controlou a posse e impôs ritmo, enquanto o Urawa pouco ameaçava, apostando nas investidas de Matheus Sávio. Os japoneses até balançaram as redes com Hoibraaten, mas o gol foi anulado por impedimento. Kaneko teve a melhor chance do Urawa em chute forte defendido por Armani e primeiro tempo terminou com vitória parcial do River Plate.
Na segunda etapa, o River ampliou o placar com Driussi, após enorme vacilo da defesa do time japonês. Mas, o Urawa se lançou ao ataque e viu Acuña derrubar o Kaneko na área. Pênalti que Matsuo cobrou e marcou. E assim, um 2 a 1 colocou emoção no jogo. Meza voltou a ampliar e colocou novamente vantagem de dois gols para os hermanos na partida, em 3 a 1.
Gol no começo do jogo: River Plate na frente
Com temperatura de 18 °C, o jogo começou com erro da defesa do River Plate, quase gerando um desarme perigoso para os japoneses. Logo depois, os argentinos responderam com falta frontal e rebote de Enzo Perez, que isolou. Matsuo teve boa chance após jogada de Matheus Sávio, mas falhou na finalização.
Driussi acertou a trave após ótimo giro sob seus marcadores. No lance seguinte, Colidio marcou de cabeça após cruzamento certeiro de Acuña, jogador campeão da Copa do Mundo de Seleções com a Argentina. Boa jogada iniciada desde a defesa. Com dez minutos, River Plate 1 a 0.
Após abrir o placar, o River Plate administrou o jogo com posse e controle territorial, diante de um Urawa pouco incisivo e espaçado. Os japoneses só começaram a reagir na metade do tempo, com breves avanços de Watanabe, Matsuo e Kaneko, mas sem efetividade. Mesmo com gol anulado de Hoibraaten, o time asiático dependia demais de lampejos de Matheus Sávio, enquanto o River, mais coeso e intenso na marcação, manteve o jogo sob domínio, sem sofrer grandes sustos.
Urawa diminui, mas volta a sofrer
O segundo tempo iniciou com uma linda caneta de Colídio nos defensores do Urawa. Em outra bobeira dos japoneses, Driussi ampliou para o River Plate de cabeça após aproveitar bola atrasada pelo goleiro. O oportunismo de Driussi, que tinha parado na trave no primeiro tempo, foi premiado: River Plate 2 a 0 Urawa Reds. Porém, o jogador saiu lesionado da partida logo após o lance de gol, resultando em preocupações para o restante da competição.
E os hermanos quase ampliaram: Mastantuono fez boa jogada, cruzou para trás, Colidio furou, Borja finalizou mascado e por pouco a bola não entra. Mas, o infortúnio veio em seguida: pênalti de Acuña em Kaneko. Um princípio de confusão é instaurado. E assim, Matsuo chegou ao gol com cobrança cruzada que devolve o Urawa à partida. Agora, River Plate 2 a 1 Urawa Reds.
E os japoneses se animaram no jogo e tentavam, com velocidade, surpreender os defensores da equipe argentina, que dava muitos espaços. Mas, foi Meza que chegou ao gol, o terceiro do River, novamente em jogada pelo alto, de cabeça. Grande cruzamento de Acuña, grande vacilo do brasileiro Danilo Boza na defesa dos japoneses. Ducha de água fria em uma possível reação: River Plate: 3 a 1.
Acuña, o grande personagem do jogo, fez um pênalti, mas deu duas assistências e consagra bom momento vivido. Em outra boa oportunidade pela esquerda, ele achou Mastantuono, que cabeceou fora do alvo com força no chão. O terceiro gol esfriou o ímpeto japonês e a partida terminou sem maiores chances.
Sul-americanos invictos
O time argentino entrou em campo com o peso de tentar manter a invencibilidade dos times sul-americanos nesta primeira rodada do campeonato. Antes dele, Botafogo e Flamengo venceram seus compromissos. Palmeiras, Fluminense e o rival Boca Juniors empataram em suas estreias. Com a vitória de hoje, o River Plate vai liderando momentaneamente o Grupo E.
Ainda hoje, às 22 horas de Brasília, teremos mais um jogo por esse grupo entre o finalista da Champions League, a Internazionale, e o mexicano Monterrey. Esta partida terá ampla transmissão no Brasil, sendo disponibilizado no YouTube pela Cazé TV e nas plataformas de streaming: DAZN, Globoplay e Prime Video. O jogo também será transmitido pelo Sportv.