O Sada Cruzeiro consagrou-se pentacampeão do Mundial de Clubes de Vôlei Masculino 2024 ao derrotar o Trentino, da Itália, por 3 sets a 1 (parciais de 25/22, 20/25, 25/16 e 25/22). A decisão ocorreu no Ginásio Sabiazinho, em Uberlândia, neste domingo (15).
Com a conquista, o Cruzeiro se iguala aos italianos em número de títulos, ambos agora com cinco troféus. O time brasileiro venceu as edições de 2013, 2015, 2016, 2021 e 2024. A final deste ano teve sabor especial, marcada pela revanche da decisão de 2012, quando o Trentino levou a melhor.
O oposto Wallace foi o grande destaque da partida, liderando a equipe nos momentos mais decisivos. Maior pontuador da final, com 23 pontos, ele mostrou precisão no ataque e frieza na definição. “Isso para mim é um prêmio simbólico, não depende só de mim, é um reconhecimento a mais, fico muito feliz, lógico, mas todos meus companheiros fazem parte disso”, afirmou o atleta em entrevista aos canais do Sada Cruzeiro.
Após conquistar o 12º título do Mundial de Clubes para o Sada Cruzeiro, equipe que acumula nove pódios e sete finais na competição, o fundador do Time Celeste, Vittorio Medioli, celebrou a conquista. “Um time que não se dobra, nem se agacha, para ninguém! Todos estão de parabéns por esta conquista, e tenho certeza que este título ficará na história deste time espetacular”, comentou Medioli aos canais do Sada Cruzeiro.
Caminho até o título
O Sada Cruzeiro iniciou sua trajetória no Mundial de Clubes pela fase de grupos, encerrando a etapa na segunda colocação da Chave B. A equipe conquistou duas vitórias, superando o Ciudad Volley, da Argentina, e o Trentino, da Itália, mas sofreu uma derrota para o Shahdab, do Irã. Na semifinal, os mineiros enfrentaram e venceram o Fooland Sirjan, também do Irã, garantindo a vaga na grande decisão.
Na final, o primeiro set foi equilibrado, mas os mineiros mantiveram o controle. O Trentino reagiu no segundo, empatando a partida. O terceiro set foi dominado pelo Cruzeiro, que venceu com ampla vantagem por 25/16. No quarto e decisivo set, o time brasileiro aproveitou os erros dos adversários para conquistar o título.
Premiações individuais
Além do troféu, o Time Celeste conquistou prêmios individuais. Wallace foi eleito o melhor jogador do torneio (MVP), destacando-se como maior pontuador geral (108 pontos), líder em ataques (97) e em aces (07). Outros atletas brasileiros também foram premiados: Lucão como melhor central, Alexandre Elias como melhor líbero e Matheus Brasília como melhor levantador.
Confira a Seleção do Campeonato
A seleção do Mundial de Clubes de Vôlei Masculino 2024 selecionou quatro atletas do Sada Cruzeiro, campeão do torneio. Matheus Brasília foi eleito o melhor levantador, enquanto Wallace Souza foi eleito na posição de melhor oposto.
Entre os centrais, Lucão Saatkamp, também do Cruzeiro, dividiu a posição com Marco Pellacani, do Trentino. Nas pontas, Alessandro Michieletto, representante do time italiano, e Alireza Abdolhamidi, do Foolad Sirjan, foram os escolhidos. Completando a seleção, Alexandre Elias, do Cruzeiro, foi reconhecido como o melhor líbero, consolidando a hegemonia da equipe mineira na competição.