Santos perde para o RB Leipzig no amistoso internacional realizado em Bragança Paulista
Em Bragança Paulista, Santos e RB Leipzig protagonizaram um encontro inusitado nesta quarta-feira (28). O amistoso, promovido pela Bundesliga, marcou a primeira visita de um time do campeonato alemão ao Brasil em 25 anos. Mais que o placar, que terminou com vitória alemã por 3×1, Xavi Simons brilha e faz dois gols na partida. Hyan […]
Em Bragança Paulista, Santos e RB Leipzig protagonizaram um encontro inusitado nesta quarta-feira (28). O amistoso, promovido pela Bundesliga, marcou a primeira visita de um time do campeonato alemão ao Brasil em 25 anos. Mais que o placar, que terminou com vitória alemã por 3×1, Xavi Simons brilha e faz dois gols na partida. Hyan descontou para o Santos.
RB Leipzig desembarcou no Brasil em clima de reformulação: treinou no CT do Bragantino, em Atibaia, e até acompanhou in loco a partida entre Red Bull Bragantino e Juventude no Estádio Municipal da cidade, palco do amistoso. Nas redes, os dois clubes registraram cada passo desse intercâmbio.
Em campo, o time alemão buscava se reorganizar após uma temporada decepcionante, quando terminou em sétimo na Bundesliga, fora da Champions, e sem técnico definido. Ainda assim, trouxe ao país nomes de peso, como o atacante Benjamin Sesko, artilheiro da equipe no campeonato com 13 gols, e o meia Xavi Simons, que marcou um golaço para abrir placar do jogo.
Xavi Simons é o nome do primeiro tempo
O Santos começou leve, tocando bem a bola e tentando acelerar com Neymar, que buscava o espaço vazio, mas esbarrava na falta de sintonia dos companheiros. RB Leipzig respondeu rápido. Xavi Simons, elétrico, arrancou e sofreu falta na entrada da área, sem sucesso na cobrança. Na sequência, Nusa quase abriu o placar em jogada ensaiada no escanteio.
O gol veio pouco depois, justamente dos pés de Simons, que tabelou na entrada da área e acertou um chute bonito, com desvio, sem chances para João Paulo. Após escanteio, meia do Leipizig tabelou e de frente para a área, acertou um chute lindíssimo para abrir o placar: 1×0!
A partir daí, o jogo virou troca franca de ataques. Baumgartner cabeceou livre e quase ampliou, Neymar colocou Tiquinho Soares na cara do gol, mas Vandevoordt evitou. O Leipzig manteve a pressão, com Simons arriscando mais uma bomba de dentro da área, defendida no susto por João Paulo. Enquanto os alemães se impunham fisicamente e o Santos se enrolava na defesa. Zé Ivaldo ainda soltou um petardo no travessão, flertando com o empate, mas ficou nisso.
O Santos começou bem, triangulando com qualidade, enquanto Neymar buscava o ponto futuro das jogadas, embora sem a devida resposta dos companheiros. Por outro lado, o Leipzig reagiu rápido: Xavi Simons foi derrubado na entrada da área após escapada veloz, mas na cobrança a defesa santista conseguiu se segurar. Logo depois, Nusa criou grande chance após escanteio, e a bola passou muito perto do gol defendido por João Paulo.
Openda amplia, Xavi Simons faz o terceiro
O segundo tempo começou com cara nova. Foram 11 substituições no intervalo, seis no Santos e cinco no RB Leipzig. Neymar, o grande nome do Peixe, ficou no banco e não voltou para a etapa final. Logo nos primeiros minutos, Gabriel Veron tentou movimentar o ataque santista, caiu na área pedindo pênalti, mas o árbitro mandou seguir. Na sequência, Tiquinho Soares levou perigo na cobrança de escanteio, dividindo forte com a defesa alemã e assustando o goleiro.
O Leipzig seguiu mais organizado e eficiente. Nusa, sempre insinuante, fez boa jogada pela esquerda, mas falhou no passe final. Na sequência, se redimiu. Achou Openda livre na área, que bateu de primeira e ampliou para os alemães, sem chances para João Paulo, 2×0!
O Santos até tentou responder. Tiquinho Soares recebeu bom pivô de Deivid Washington, mas isolou de forma bizarra. E quem não faz… leva. Pouco depois, Xavi Simons tabelou com Openda, finalizou, contou com desvio em Luisão e marcou o terceiro do Leipzig, que transformou o placar em goleada, 3×0!
Santos valente, diminui placar
O Leipzig seguia dominando as ações, com Ouédraogo tentando conduzir o meio-campo e sendo parado com falta. Mas o Santos reagiu. Aos 24, Veron achou um passe açucarado para Hyan, que apareceu bem na área e descontou para o Peixe, dando um respiro no placar: 3×1!
O gol animou o Santos, que passou a pressionar. Hyan, de novo em passe de Veron, teve a chance de marcar o segundo, mas desperdiçou cara a cara. O Peixe seguiu insistindo na bola aérea, mas a defesa alemã cortava tudo. Padula até conseguiu boa arrancada, invadiu a área, mas foi travado na hora do chute. Na sequência, Léo Godoy tentou na sobra de escanteio, mas também parou no bloqueio da defesa do Leipzig.
O Santos manteve a pressão até o fim. Padula tentou mais uma vez na área, mas foi travado na hora da finalização. Deivid Washington ainda sofreu falta no ataque, mantendo o time no campo ofensivo. No total, 7.604 torcedores acompanharam um bom jogo no “Estádio Municipal Cícero de Souza Marques”, que gerou uma renda de R$ 440.360,00.
O que fica dessa interação entre Santos e RB Leipzig?
Para o Santos, a oportunidade de estabelecer relações internacionais com uma liga de maior investimento. Apesar do momento vivido ser ruim, Neymar, que ainda não confirma renovação, é um dos pilares de um projeto de tornar essa marca do futebol brasileiro ainda mais relevante no cenário internacional.
Enquanto isso, o RB Leipzig cumpre seu papel de divulgar seu país e vive uma intensa conexão com o povo brasileiro. Assim, o exercício de se movimentar é sempre importante para forçar o aprendizado sobre novas culturas e modelos de fazer festa e futebol. Para a Red Bull, uma das maiores investidoras no futebol e no esporte, vê sua marca ampliar fronteiras em um mercado muito valioso para a empresa.
O RB Leipzig, durante sua passagem pelo Brasil, visitou o Museu do Futebol, escolas, projetos sociais, parques e participou de uma apresentação com escola de samba. Jogadores alemães também se encontraram com o surfista Pedro Scooby e Xavi Simons fez uma visita ao Instituto Neymar Jr., na Baixada Santista.
