Vasco vence clássico contra o Fluminense em Maracanã lotado
Vitória cruzmaltina coloca o clube cada vez mais próximo do G6 na tabela; Torcida tricolor segue insatisfeita com desempenho apresentado pela equipe
O Rio de Janeiro foi palco de mais um grande clássico do futebol brasileiro nesta segunda-feira (20). Vasco e Fluminense se enfrentaram em um confronto quase direto na tabela, válido pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Ambos passam por momentos opostos na atualidade: Enquanto o cruzmaltino vem de uma das melhores fases do clube nos últimos anos, o tricolor segue sofrendo para apresentar um futebol decente que encante seu torcedor, como foi visto em último jogo, na vitória chorada contra o Juventude.
Noite quente de clássico
A partida já começou movimentada: Apesar do mando de campo vascaíno, foi o tricolor quem começou a todo vapor no clássico — e logo aos três minutos já quase abriu o placar, quando Acosta desarmou Barros e entregou um belo passe para Cano, cujo chute no meio da grande área foi parar nas mãos de Léo Jardim.
No geral, o time de guerreiros seguiu nos minutos seguintes marcando alto e pressionando a saída de bola vascaína. Entretanto, com o passar do tempo, o favoritismo do Vasco começou a se manifestar em campo, conforme o time seguiu se ajustando em campo e passando a levar mais perigo para a área adversária.
Melhores momentos da partida (Vídeo: reprodução/YouTube/ge tv)
Aos 37 minutos, veio o primeiro grande golpe do cruzmaltino — já resultando no primeiro gol da partida: Paulo Henrique iniciou a jogada pela direita e cruzou para Rayan, que subiu no tempo certo e cabeceou firme no canto, abrindo o placar no Maracamã e anotando seu 16º gol na temporada.
A partir do gol sofrido, o Fluminense não conseguiu mais reestabelecer o domínio apresentado no começo do primeiro tempo. E o clima esquentou em um lance entre Cannobio e o autor do gol vascaíno, gerando um leve princípio de confusão, mas que logo se dissipou. Assim, ambos os times desceram para o intervalo.
Triunfo cruzmaltino
Na segunda etapa, o Vasco manteve o ritmo imposto antes do encerramento dos 45 minutos iniciais — contando com um forte apoio dos 53 mil presentes no templo do futebol.
Assim, logo aos 5 minutos, jogou um belo balde de água fria nos planos do Flu para buscar o empate: A jogada começa com chute de Rayan, defendido por Fábio, e na sequência, Gómez acerta mais uma finalização, forçando mais uma defesa do goleiro de 45 anos. Sem ninguém da zaga tricolor para interceptar a jogada, Nuno Moreira apareceu para aproveitar a sobra de bola na cara do gol.
Com a vantagem, o time de Diniz controlou completamente a partida, que esfriou daí em diante. O Fluminense, mesmo com as mudanças de Zubeldía, pouco reagiu. E um dos momentos mais emblemáticos foi a entrada de Soteldo, que foi vaiado por ambas as torcidas: A tricolor por sua instatisfação com a falta de contribuição do venezuelano na equipe, e a cruzmaltina devido a provocações do jogador ao clube quando jogava pelo Santos, que brigou com os cariocas contra o rebaixamento, no ano de 2023.
Ver essa foto no Instagram
Gol de Nuno no clássico desta noite (Vídeo: reprodução/Instagram/@vascodagama)
No fim do jogo, o domínio do gigante da colina já estava mais do que firmado — e o time seguiu trocando passes sob gritos de “olé” vindos das arquibancadas. A atuação persistente do Vasco, mesmo após a pressão tomada no início da partida, coroou uma vitória maiúscula em um clássico carioca que prometia demais, e entregou um prato cheio para os amantes do bom futebol.
Agora, o cruzmaltino conta com cinco vitórias nos últimos seis jogos, sacramentando de vez a boa fase que vive na temporada — e assim se firma de vez na briga por uma vaga na Libertadores de 2026. Vale lembrar que ambos os clubes ainda se enfrentam novamente no final do ano, válido pelas semifinais da Copa do Brasil.
