Zubeldía aproveita Data Fifa para organizar Fluminense na reta final da temporada
Treinador argentino usará os dias da Data Fifa para treinar a equipe e encontrar soluções para os últimos jogos do Brasileiro e da semifinal da Copa do Brasil
O Fluminense terá a paralisação para a Data Fifa de novembro como uma oportunidade para recarregar as energias e reorganizar o grupo visando o desfecho da temporada. Sob o comando de Zubeldía, o elenco tricolor seguirá um cronograma equilibrado entre sessões de treinamento e dias de descanso, com o intuito de retornar em ritmo ideal para enfrentar os desafios finais do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil.
Período sem partidas será produtivo
Além do descanso e espaço para aprimorar o sistema tático, a pausa será determinante para a recuperação de peças-chave do elenco tricolor. Ganso, afastado desde o dia 13 de setembro por conta de uma lesão de grau 2 na panturrilha sofrida na derrota diante do Corinthians, voltou a treinar com os companheiros e deve estar apto para retornar aos gramados após o período da Data Fifa. Outro que deve se beneficiar da interrupção é Germán Cano que sofreu uma entorse no joelho direito e utilizará o intervalo para intensificar o processo de reabilitação. De acordo com o técnico Zubeldía, o foco durante esse período é equilibrar o trabalho físico e a recuperação do elenco.
Coletiva de Zubeldía após o jogo contra o Cruzeiro no domingo (Vídeo: reprodução/Youtube/Fluminense)
O grupo do Fluminense recebeu dois dias de folga, na segunda e terça-feira, e tem reapresentação programada para quarta, às 15h30, no CT Carlos Castilho. A partir daí, o elenco treinará em três dias consecutivos: quinta, sexta e sábado, sempre às 9h30, antes de novo descanso no domingo (16).
Zubeldía também pretende aproveitar o intervalo para realizar testes e explorar novas formações dentro do plantel. Em sua última entrevista, o comandante revelou que Lavega vem sendo observado em uma função diferente, atuando como lateral, dependendo do modelo tático escolhido. Essa semana de treinos será essencial para ajustar essas possibilidades e definir alternativas estratégicas para a reta final da temporada.
Sequência da temporada
Após empate contra o Cruzeiro, o Fluminense ocupa a sétima colocação na tabela do Campeonato Brasileiro, somando 51 pontos, posição que o mantém na zona de classificação para a próxima edição da Libertadores. Devido aos amistosos da seleção brasileira durante a pausa da Data Fifa, o Tricolor só volta a entrar em campo no dia 19 de novembro, quarta-feira, às 21h30, quando enfrentará o Flamengo, no Maracanã. Além disso, as semifinais da Copa do Brasil entre Fluminense e Vasco já têm datas definidas: os confrontos ocorrerão nos dias 10 e 14 de dezembro, respectivamente em uma quarta-feira e um domingo.
Recuperação e gestão de elenco são prioridades
Zubeldía fez questão de destacar que o principal objetivo da pausa é a recuperação dos atletas. O treinador argentino lembrou que o calendário brasileiro é exaustivo e que, mais do que tempo para treinar, a Data Fifa oferece uma chance de descanso.
— Todos estamos esperando a Data Fifa. E a realidade é que todos podem querer trabalhar muito, ganhar tempo. Mas o que temos que fazer é recuperar os jogadores da sequência que vêm — afirmou o técnico após o empate com o Cruzeiro.
O elenco tricolor ganhou folga nos dois primeiros dias da semana, segunda e terça-feira, e retorna às atividades nesta quarta, às 15h30, no CT Carlos Castilho. Depois, a equipe treinará em três manhãs consecutivas — quinta, sexta e sábado, sempre às 9h30. O domingo será novamente de descanso. O cronograma foi planejado para equilibrar esforço e recuperação, evitando sobrecargas físicas.
