Alessandro Michele: do legado na Gucci à direção da Valentino

Giulia Diegues Por Giulia Diegues
3 min de leitura
Foto Destaque: Alessandro Michele (reprodução/ Daniel Leal/ Getty Images Embed)

Em 28 de março deste ano, a grife Valentino anunciou o estilista italiano Alessandro Michele como seu novo diretor criativo. O estilista possui um legado marcante na Gucci, o que provocou especulações e criou expectativas em relação ao que fará no novo cargo.

O legado de Alessandro Michele na Gucci

O estilista trabalhou por 20 anos na Gucci, deixando um legado inesquecível. 

Enquanto atuava na marca, Alessandro Michele foi responsável por desenvolver uma nova estética global. O estilista transitou entre o clássico e o contemporâneo, incorporando e popularizando a estética de roupas de brechó no mercado de luxo. Eram apresentadas peças popularmente conhecidas misturadas de modo inovador e criativo, propondo novas formas de serem usadas.

Outro ponto importante é a forma como Alessandro Michele trouxe para suas coleções discussões sobre as questões de gênero. Os modelos desfilavam interpretando mais de um papel de gênero ou até mesmo nenhum.

Além disso, por ter ficado muito popular entre os jovens, a Gucci se juntou com duas das marcas mais desejadas por esse público:  Adidas e Balenciaga.

A Gucci também foi um grande sucesso entre algumas celebridades como as atrizes Dakota Johnson e Jessica Chastain, a cantora Billie Eilish, o cantor e ator Jared Leto e o cantor Harry Styles, que inclusive fez uma parceria com a grife.


Alessandro Michele e Harry Styles; Jared Leto, Dakota Johnson e Alessandro Michele; Alessandro Michele e Jessica Chastain; Billie Eilish e Alessandro Michele (Foto: reprodução/ Kevin Tachman/ John Shearer/ Kevin Mazur/ Stefanie Keenan/ Getty Images Embed)


Especulações e expectativas sobre a atuação de Alessandro Michele na Valentino

Com a saída de Pierpaolo Piccioli da direção criativa da Valentino, Alessandro Michele foi anunciado como novo ocupante do cargo. 

A Valentino é conhecida por apresentar o conceito de beleza de maneira única, mas nem sempre trazendo o aspecto jovial, como na Gucci. Por isso,  não se sabe ao certo se Alessandro Michele irá incorporar a jovialidade na grife italiana, ou se buscará outra abordagem, visto que sua saída da Gucci se deu em razão do formato já estar saturado.

Não há como prever com precisão quais serão os próximos passos do estilista em sua nova trajetória como diretor criativo da Valentino, no entanto, podemos esperar por respostas na próxima semana de moda, em setembro deste ano.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile