Essa tendência bombou no ano de 2010 e retornou com toda a força para essa temporada. Os acessórios para bolsa como chaveiros, porta-moedas, lenços e alças avulsas voltaram a ser os queridinhos do momento para deixar a sua peça ainda mais estilosa e bonita.
A atriz e cantora Jane Birkin popularizou essa moda de customização das bolsas, ela era uma das maiores referências de moda de sua época e usou penduricalhos para trazer ainda mais personalidade para a sua bolsa e cativou muitos fãs com sua ousadia.
Bolsa Jane Birkin (Foto: reprodução/ Stephane Cardinale/ Getty Images Embed)
Birkinificar
A trend explodiu no TikTok e recebeu esse nome pelo legado de Jane, mas também como uma forma de ironizar as tendências que ficaram famosas por seus nomes diferentes. No começo deste em ano, Miuccia Prada abriu o caminho para a nova tendência no desfile de verão da Miu Miu.
Na passarela, as bolsas estavam carregadas de itens do lado exterior, muitos adornos similares com as bolsas da cantora. Após a morte de Jane no ano passado, muitas grifes têm revisitado este legado deixado e muitos fãs têm usado a tendência para homenageá-la usando vários acessórios em suas bolsas do dia a dia.
A cantora Dua Lipa aderiu à tendência e até postou uma foto em seu perfil na rede social onde é possível ver a sua bolsa com acessórios.
Acessórios
Com a alta desta trend, várias marcas têm apostado em acessórios para que as consumidoras usem em suas bolsas e andem na moda.
Peças como os porta-isqueiros de Edie Parker, chaveiros de gatinha Choupette de Karl Lagerfeld, as alças de corrente da Marc Jacobs e os charms coloridos da String Ting.
É uma tendência para explorar a criatividade e o seu estilo pessoal a ser transmitido não somente pelas peças de roupa, mas também pelos acessórios que a acompanham.