A previsão de tendências e as apostas para a primavera

Maria Luiza da Silva Por Maria Luiza da Silva
3 min de leitura

A primavera já está entre nós e, no mundo da moda, toda nova estação vem acompanhada de novas tendências, novos looks e novas apostas. A estação das flores chegou e trouxe consigo ares de liberdade, divertimento e frescor.

Para as produções da estação mais colorida podemos esperar ver muitas peças acetinadas, transparência, volume, recortes, regatas, além de cores e mais cores, do neon até as candy colors, especialmente no rosa – sim, o Barbiecore irá seguir com tudo por aí. Com a subida das temperaturas, o comprimento mini e os tops estarão super em alta também, juntamente das bermudas, vestidos, saias e da proposta de trazer o bíquini para composições do dia a dia. Compondo esses looks super variados iremos ver muitas sandálias e tamancos, coloridos, com amarração, saltos mais grossos e também plataformas. 


Tendências para a primavera. (Foto: Reprodução/Capricho)


Liberdade, divertimento e frescor. A moda é uma linguagem e um espelho da sociedade, nós nos comunicamos a partir das nossas roupas, mesmo que seja de maneira inconsciente. Então depois de dois longos anos de incertezas e medo, devido a pandemia, não é de se espantar que uma das estações mais queridas do ano venha trazendo consigo essa infinidade de propostas e possibilidades, nos oferecendo liberdade para misturar e nos divertir na hora de vestir.

Para quem gosta de estar sempre por dentro, a WGSN – Worth Global Style Network é uma empresa autoridade no quesito da previsão de tendências em todo o mundo, são mais de 200 profissionais de cada área analisando e avaliando comportamentos ao redor do globo. De seis em seis meses essa equipe se reúne, no que eles chamam de “Trends Day”, para analisar possíveis padrões, captando assim as tendências para os próximos dois anos. É um trabalho de análise comportamental aliado à ciência de análise de dados. “Nós não apenas analisamos o passado para extrapolar um possível futuro; nós prevemos, ativamente e através de um olhar sustentável, os fatores que irão influenciar o consumo, o design de produtos e o comércio hoje e amanhã”, é o que afirma a empresa.

Existe ainda uma profissão que trabalha justamente com esse olhar atento, para identificar dentro dos comportamentos da sociedade possíveis padrões que possam vir a se tornar tendências, são os cool hunters, os caçadores de tendência. E essa análise é válida para todas as áreas, indo muito além da moda ou beleza, abrangendo áreas como design, negócios, consumo e muito mais.

Foto destaque: A primavera e suas tendências. Reprodução/WallpaperAccess

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