Artista cria acessórios para a Forca a partir de objetos encontrados no lixo

Thaís Monteiro Por Thaís Monteiro
3 min de leitura

Neste último sábado (27) ocorreu mais uma edição da renomada São Paulo Fashion Week, foi ao palco a estreia da marca Força marca de moda criada pela estilista Vivi Rivaben em parceria com o  artista visual e produtor musical Silvio de Marchi. Nessa estreia a artista plástica Sophia Viesi fez uma parceria com a marca criando os acessórios a partir de objetos encontrados no lixo, dando as peças caráter autênticas, urbanas e nada convencionais.

Esse tipo de técnica já fazia parte do trabalho da artista a anos, antes mesmo de iniciar a longa parceria com a Forca. Para a estreia no desfile o tema escolhido foi inspirado na construção civil, Viesi ganhou o desafio de criar uma estampa e personalizar alguns calçados e acessórios usando matérias-primas ousadas, como couro, borracha, linho, resina e látex. Exibindo peças repleta de sobreposições e camadas que captaram a atenção de todos os olhares.


 
Acessórios usados no desfile (Foto: GQ Moda)

“Minha arte é quase uma arma”, ela brinca, em relação a um martelo com uma camada disforme e reluzente de piche, em uma mesa com uma série de peças no mesmo estilo.

Outro exemplo são os tênis cobertos por uma camada de piche, dando uma pitada de arte e realismo para a passarela. “Esses objetos têm uma misturada de produtos, tudo para deixar de ser algo tóxico e se aproximar do ser humano, dar uma cara de moda”, conta ela.


Tênis usado no desfile. (Foto: GQ Moda)


Todo o processo de criação das pessoas levou aproximadamente uma semana, o que incluiu a caça dos objetos em obras e caçamba de lixo. “Foi uma busca intensa, mas é coisa de artista. Sempre me divirto. Esse objeto enferrujado, por exemplo, é parte da estrutura de um galpão”, comenta a artista, em relação a uma britadeira e serra como alguns de seus instrumentos de trabalho.

“Moda e arte andam muito atreladas para mim”, opina a artista que possui experiências com outros estilistas em seu currículo, e essa nova parceira ela considera uma oportunidade do trabalho colaborativo, pois as artes plásticas são algo solitário para ela, já o mundo da moda a incita a trabalhar com outras pessoas com diferentes pensamentos. 

 

Foto Destaque: Desfile da Forca na SPFW. Foto: Reprodução/ QG Moda

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile