Através das mudanças que o mundo passa, a moda segue ao mesmo ritmo. É nessa pequena ou brusca modificação do nosso cotidiano, seja no surgimento de novas tecnologias, comportamentos sociais ou movimentos culturais, que podemos encontrar as devidas inspirações que vão guiar as tendências que serão seguidas a curto e longo prazo.
Entretanto, como não perder tempo e ser assertivo na hora de avançar sobre uma suposta moda a longo prazo? Em entrevista para a Revista Exame, Tamiris Dinkowski, gerente e especialista em moda esportiva da ACE, marca da C & A, nos ensina como o futuro irá nos ajudar a sairmos do óbvio e enxergarmos novas perspectivas.
Segundo Tamiris, a maior parte dos executivos do ramo moda não conseguem nomear as principais tendências futuras e como elas serão organizadas. Somente reúnem muitas informações e lançam ao público, para que eles mesmo façam suas escolhas, mesmo que não saibam por onde começar.
E de qual forma fugir das ideias passageiras?
De acordo com a entrevista da especialista, as tendências assertivas serão aquelas que vão perdurar pelos anos e resistirão se fortalecendo em suas próprias identidades. Enquanto as tendências passageiras, são as que chegam ao público de maneira rápida e encantadora, mas são esquecidas pelos consumidores na mesma velocidade.
Outra forma de captar as trends fashions que vão ficar por muito tempo, é acompanhando desfiles de marcas de grifes conceituadas e analisar quais são os elementos presentes nos looks, que não saem do guarda-roupas das pessoas. Estes elementos vão desde os mais complexos como as roupas de alfaiataria, que ganham novos cortes, aos mais populares como os saltos plataforma.
Modelo posando com roupas de alfaitaria da marca Trimix. Foto: Reprodução/Trimix
Dificilmente essas tendências atemporais cairão no esquecimento definitivo, sendo mais relevantes em alguns momentos do que em outros. Analisar o passado é determinar o futuro e, com a moda, não será diferente.
Foto Destaque: Mulher indecisa sobre escolha de roupa. Foto: Reprodução/DiaaDiaES