Conheça Princess Aiana, uma estilista virtural do metaverso

Gabriele Reis Por Gabriele Reis
3 min de leitura

A moda se adapta constantemente, para refletir os acontecimentos mais recentes da sociedade mundial e o metaverso não seria diferente disso.

Sim, já estão surgindo práticas que incluam toda essa plataforma em suas ideias e até mesmo em seus desfiles, como é o caso dessa novidade: uma avatar do metaverso assinou o em um desfile de moda no Brasil.


Princess Aiana em divulgação dos avatares do evento. (Reprodução/Instagram).


Toda essa provação irá acontecer no Brazil Immersive Fashion Week, uma grande semana de moda imersiva no mundo e a maior daqui da América Latina. Serão 10 dias de desfile, entre os dias 10 e 20 de novembro, trazendo novidades para esse novo espaço na moda.

Além do metaverso, também vai ser exibido no State em São Paulo, em um espaço dedicado a inovações tecnológicas do mercado, o que inclui essa 3ª edição desse evento inovador.

Para Olivia Merquior, idealizadora da Brazil Immersive Fashion Week, a moda precisa ser uma manifestação cultural de seus próprios valores enquanto criador: “Tanto em espaços físicos como virtuais, precisamos encontrar possibilidades de escolha estética alinhadas com o que acreditamos”.

“A moda no metaverso acompanha essa busca para incorporar, na nossa imagem social, desejos e valores traduzidos em objetos vestíveis, criados de maneira analógica ou digital”, completa Olivia, ressaltando a mescla do tradicional com o novo.


Princess Aiana em seu Instagram. (Reprodução/Instagram).


Princess Aiana, como a avatar em questão é chamada, possui toda uma coleção criada para o desfile, com elementos que fazem parte de sua própria imagem na plataforma.

A estilista digital foi criada por Cairê Moreira, um consultor 3D especialista em utilizar a tecnologia da melhor forma para criar modelagens de roupas puramente digitais, mas que se adequam ao cotidiano. Cairê, junto a sua empresa, já se destacava antes pelo interesse em transformar os avatares em influenciadores digitais.

Princess Aiana foi principalmente inspirada em dois estilistas, Raphael Pereira e Isadora Guimarães, que criaram todas as peças a serem exibidas nesse BIFW, utilizando em grande escala o streetwear e o oversive.

A princípio, todos esses modelos de roupas criados por Princess Aiana e desfilados no metaverso vão ser disponibilizados gratuitamente ao grande público pouco antes da apresentação do evento começar, mas não se engane: o gratuito é apenas a exibição, para utilizar você precisa pagar pela NFT. Com a compra dessa NFT, você desbloqueia certos benefícios, inclusive uma foto em realidade aumentada com a roupa comprada, como explica Bianca Torquato, fundadora do e-commerce Vex, parceiro do evento Brazil Immersive Fashion Week.

 

Foto destaque: a avatar Princess Aiana. Reprodução/Instagram.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile