De volta para o Futurismo

Juliana Gomes Por Juliana Gomes
3 min de leitura

Acabamento em 3D, estampa holográfica e tecidos impermeáveis. Unindo o retrofuturismo dos anos 60, a moda Y2K e o estilo mais dark da cultura punk, a moda futurista está voltando.

O futurismo fala sobre a união entre a moda e a ciência, rejeitando o moralismo e o passado e apenas buscando a modernização. Criada na década de 60, principalmente por causa do desenvolvimento tecnológico da Guerra Fria, a chegada do homem à Lua marcou a chegada das roupas metalizadas nas coleções de estilistas como o Paco Rabanne e Pierre Cardin.

As roupas tecnológicas e com recortes ousados já estão aparecendo nas passarelas há um tempo. O desfile de primavera-verão 2023 da Coperni foi finalizado com a modelo Bella Hadid usando um vestido criado na própria passarela a partir de um spray.


Vestido da Coperni sendo criado em desfile no corpo da modelo Bella Hadid. (Reprodução/Salvatore Dragone/Getty Images)


As roupas mais estruturadas, com acabamentos tridimensionais, também são uma aposta do estilo. A coleção de outono/inverno 2023 da Saint Laurent apresentou de forma mais formal e sexy esse tipo de peça de roupa.


Look 61 da coleção de outono/inverno 2023 Ready-to-Wear da Saint Laurent. (Reprodução/Vogue Runway)


Além disso, a chegada em 2021 do Brazil Immersive Fashion Week (BRIFW), a primeira semana de moda realizada em formato phygital (físico e digital) na América Latina, ajudou nessa reaproximação da moda com a tecnologia. 

Durante a pandemia da Covid-19, o estilo que fez maior sucesso foi o lougewear, colocando totalmente em foco o conforto. Já no retorno à normalidade, o dopamine dressing impulsionou essa volta com roupas e acessórios que dão destaque às cores. A volta do Y2K foi um chamado para darmos uma olhada no passado, mas ela também nos fez relembrar alguns estilos antigos, como o punk e o retrofuturismo. A vacinação contra a Covid-19 trouxe um sentimento de esperança nas pessoas, o que facilitou o sonhar com o futuro. Logo, não é inesperado que, junto aos assuntos de metaverso e inteligência artificial, tenha essa volta da moda futurista, inspirada em filmes de ficção científica e no universo tecnológico.

 

Foto destaque: Atriz e cantora Lizeth Selene usando look metalizado em desfile. (Reprodução/Lizethselene/Instagram)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile