Desfile de Elena Velez termina em briga sobre lama em Nova Iorque

Aisha Carvalho Por Aisha Carvalho
6 min de leitura

Na noite de terça-feira (12/09), as modelos que vestiam a coleção de primavera-verão 2024 de Elena Velez, desfilaram na passarela da semana da moda de Nova Iorque sobre areia molhada com looks bastante caóticos. No fim, o desfile se tornou uma completa bagunça com modelos caindo no chão em brigas agressivas em meio a lama formada pela água.

Elena Velez

Estilista e artista americana nascida em Milwaukee, Wisconsin, Elena Velez já é conhecida pela sua síntese não tradicional de ourivesaria e alta costura. Por isso, não surpreende o público ao trazer o conceito um tanto quanto “agressivo” em seu último trabalho. Os rumores que circularam após o evento, afirmaram que Elena de fato quis que todos se sentissem “desconfortáveis”, e isso condiz com o esforço que Velez tem feito ultimamente para adotar uma espécie de persona anti-heroína, principalmente em suas redes sociais. Diante da presunção de sua persona, a estilista não quis dar entrevistas após o desfile, e disse querer que o espetáculo falasse por si só.

O desfile que acabou na lama

O desfile começou com luzes piscando e modelos percorrendo a areia úmida, com seus saltos altos, sandálias coladas com fita adesiva ou pés totalmente descalços. A coleção que tinha em sua maioria peças no estilo grunge com bainhas curtas e drapeadas, faziam companhia às marcas de tinta que serpenteavam o corpo das modelos de Elena. A produção em si era muito complexa, cheia de detalhes e peças minimalistas e teatrais, como modelos com as mãos algemadas nas costas, fones de ouvido na parte superior do sutiã e algumas roupas cobertas de gesso.  Apesar da conotação teatral, muitos disseram que o desfile passava uma sensação de agonia, como se aquele circuito transmitisse o alerta de um desastre iminente e inevitável; e de certa forma, não estavam errados. 

No fim do desfile, quando tudo parecia ter “dado certo”, uma das modelos caiu em meio a lama formada, e como se um bando de leões convergissem sua presa, as modelos ao seu redor começaram a pular em cima dela, e em seguida, umas nas outras. A briga generalizada começou, e mesmo que cerca de metade delas tenha fugido do local e corrido para os bastidores, as que restaram ali, soltavam gritos guturais e agiam de forma extremamente selvagem. 


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”en” dir=”ltr”>Then this happened at Elena Velez <a href=”https://twitter.com/hashtag/NYFW?src=hash&amp;ref_src=twsrc%5Etfw”>#NYFW</a> <a href=”https://t.co/QpcOLDVs27″>pic.twitter.com/QpcOLDVs27</a></p>&mdash; Vanessa Friedman (@VVFriedman) <a href=”https://twitter.com/VVFriedman/status/1701762045606084693?ref_src=twsrc%5Etfw”>September 13, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>


As pobres almas que decidiram ir ao desfile em roupas brancas, souberam neste momento que cometeram um grande erro. Quando vários modelos começaram a rolar naquela lambança, a camisa de certos espectadores não tiveram chance e receberam gotas de lama. A coisa toda parecia fora de controle; o cabelo loiro de uma ficou preso na pulseira da outra, fazendo com que sua cabeça ficasse sendo puxada para trás, outras montaram e puxaram uma de suas companheiras pelas pernas, arrastando seus cabelos pela bagunça… 

Muitos ficaram extremamente desconfortáveis no ambiente a ponto de se retirarem do local, e o tal objetivo de causar desconforto, foi plenamente cumprido.

Declaração de Velez

Elena Velez sempre diz que tem razão para tudo, embora tenha se recusado a falar com vários editores após o programa. Sua declaração veio finalmente na plataforma do Instagram, quando publicou o que chamou de “manifesto” sobre como “a higienização e unilateralização da feminilidade na cultura popular hoje não deixa espaço para as nuances e multiplicidade que merecemos”. Ela queria, ao que parece, ter conversas mais contemporâneas sobre as mulheres, principalmente sobre como muitas vezes elas não podem ser retratadas como feias, agressivas, ou simplesmente anti-heroínas na cultura pop, e especialmente, na moda. Velez queria mostrar isso e continuou dizendo: “Onde estão nossas vilãs que falam sobre os mistérios e desejos mais sombrios da alma feminina?”. 

Apesar da declaração, a produção e sua intenção receberam críticas bastante díspares. Alguns resumiram de forma bem rude a produção com comentários como “uma merda”, mas outros dizem ter sido revigorante, e comentam sobre como Velez foi excelente em demonstrar seu ponto de vista visualmente. 

A representação e conceito de Elena sobre as mulheres poderem ser boas e más, gentis e raivosas, suaves e rudes, e passivas e agressivas, expande-se para a própria artista quando ela manteve a imagem de queridinha da moda sobre a qual todos escrevem, vencedora de um prêmio CFDA, por muito tempo; e agora, ela mostra que também se tornou a vilã.

Foto Destaque: Modelos brigando na lama no desfile de Elena Velez na NYFW 2023. Reprodução/VictorVirgil/GettyImages

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile