Exposição em Paris: Frida Kahlo e o mundo da moda

3 min de leitura

A exposição em Paris, na França, disponível até 5 de março do próximo ano (2023), dialoga o universo da moda com a figura da artista Frida Kahlo. Em colaboração com o Museu Frida Kahlo, a mostra reúne peças do lugar em que Frida nasceu e cresceu.

A exposição conta com mais de 200 objetos pessoais da artista, exibidos no Palácio Galliera. Estes objetos ficaram guardados sob cuidados especiais por 50 anos e auxiliam o visitante da exposição a compreender a criação da identidade de Frida. Dessa forma, o legado deixado por ela é ressaltado de forma cuidadosa pelos apuradores, que mostram a influência da cultura mexicana na moda contemporânea.


Mais de 200 objetos estão presentes no acervo da exposição. (Reprodução/Metrópoles)


Entre os itens colecionados na apuração têm-se roupas, correspondências, acessórios, cosméticos, medicamentos e próteses médicas. Esses artefatos, que fazem parte do acervo, estavam localizados na Casa Azul, lugar em que ela nasceu e passou sua infância. Os huipiles, trajes tradicionais indígenas usados muito pela artista, são as peças que possuem um destaque especial, além dos espartilhos decorados por ela mesma, que se tornaram um símbolo de Frida.

Além disso, a exposição também conta com filmes e fotografias da artista, a fim de fazer com que o visitante construa uma visão ainda mais profunda sobre a artista e sua herança cultural. Diferente do que costuma ser as representações da artista, esta exposição não foca seu objetivo no feminismo e em outras personalidades que se tornam clichê ao se tratar de Frida Kahlo. O utilizado olhar é totalmente voltado para a moda e a estética fashionista desta.


A exposição exibida no Palácio Galliera estará em cartaz até 5 de março de 2023. (Reprodução/Metrópoles)


Ademais, , a mostra também aborda sobre a influência que a artista exerceu, inclusive quando esteve de passagem em Paris no ano de 1939, sobre as criações de estilistas como Alexander McQueen, Jean Paul Gaultier, Karl Lagerfeld, Riccardo Tisci e até Maria Grazia Chiuri, diretora criativa da Dior


A artista Frida Kahlo serviu de inspiração para grandes nomes da moda, como Maria Grazia Chiuri, diretora criativa da Dior. (Reprodução/Metrópoles)


A imagem de Frida Kahlo perdura porque ela conseguiu quebrar muitos tabus por meio de seu corpo (…) Era uma pessoa que lidava com questões de deficiência, felicidade, convicções políticas e identidade de gênero”, explicou Circe Henestrosa, curadora da exposição. Os pertences de Frida são esporadicamente exibidos nas grandes capitais, que conta com conjuntos selecionados pelo pinto mexicano Diego Rivera. 

Foto Destaque: Frida Kahlo é o tema de uma exposição sobre moda na cidade de Paris. Reprodução/Metrópoles

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile