Não é segredo que, cada dia mais, as pessoas estejam se preocupando com questões relacionadas ao meio ambiente. E não é diferente quando se trata de fazer compras. Uma pesquisa levantada pelo Google Maps no dia 22 de abril, Dia da Terra, mostrou que o consumidor tem procurado por alternativas mais sustentáveis na hora de fazer compras.
Quem saiu ganhando com isso tudo foram os brechós, que, segundo a pesquisa, tiveram um aumento na procura de 140% no período de um ano. No Brasil, no quesito tendências e hábitos, as pessoas querem garimpar peças pensando na reutilização.
Brechós, atualmente, são sinônimos de consciência e autenticidade (Foto/ Reprodução/ Freepik)
O Google Maps por si só já oferece várias possibilidades para facilitar a procura de quem opta pelos looks sustentáveis, como exibir os locais onde as roupas usadas podem ser encontradas ao digitar frases como “brechós perto de mim”.
Já faz algum tempo que as lojinhas de artigos usados deixaram de ser vistas com maus olhos pelo público brasileiro. O preconceito que foi deixado de lado abriu espaço para um nicho de mercado de valorização das chamadas peças vintages. A experiência de consumo, hoje, se baseia no prazer do garimpo e no valor da conquista de achar peças exclusivas e estilosas. Além disso, é importante ressaltar que os brechós são uma peça fundamental para a sustentabilidade da indústria têxtil, consumo consciente e redução dos impactos ambientais.
A chamada moda sustentável está cada vez mais popular (Foto/ Reprodução/ Freepik)
Em conversa para a revista Claudia, a consultora e pesquisadora de moda Carol Garcia discorre sobre o boom dos brechós: “A moda vintage foi uma das principais razões para o surgimento dos brechós, mas a sustentabilidade tem sido cada vez mais valorizada na indústria da moda e isso tem impulsionado o sucesso dos brechós. Além disso, muitas pessoas procuram peças únicas e exclusivas, que não são encontradas nas lojas convencionais, e os brechós são excelentes lugares para encontrar essas peças. Ou seja, o público mais fiel dos brechós não é aquele que se preocupa em seguir tendências.”
Outro fator apontado para essas mudanças é a economia. Segundo Carol, pesquisas recentes apontam a economia de dinheiro como um ponto chave de contribuição para o sucesso dos brechós. Muitas vezes as peças são vendidas por preços mais acessíveis, atraindo o consumidor que provavelmente encontrará peças iguais ou semelhantes às que se encontrariam em lojas de marca ou simplesmente de roupas novas.
Foto Destaque: Os brechós estão diretamente ligados à reutilização/ Reprodução/ Freepik