Gypsy braids, ou boho braids, é um estilo de trança com pontas soltas texturizadas, e foi sucesso entre cacheadas e crespas durante os anos 90 e 2000, sendo utilizada por celebridades como Beyoncé, Rihanna, Solange Knowles e Fergie. Com o resgate nostálgico das tendências de moda da época, o famoso Y2K, o aplicativo de vídeos Tik Tok é o principal responsável por trazer o estilo de volta à moda. As hashtags #gypsybraids e #bohobraids já contam com mais de 142 milhões de views somadas na plataforma.
As tranças podem ser feitas de material sintético, ou cabelo natural, e contam com tranças no modelo preferido, e a adição de fios soltos com a ajuda de uma agulha de crochê. Na versão dos anos 2000, as tranças eram feitas com fio sintético, por estarem mais disponíveis, mas hoje, o cenário muda, e muitas preferem o cabelo natural, para dar mais dimensão e textura às tranças. Por ter pontas soltas, o cuidado com as tranças muda. O ideal é lavar somente a raiz dos cabelos, e pentear sempre as pontas para evitar nós. Também é recomendado passar óleos capilares na raiz para fortalecer os fios, dormir de touca de cetim, e evitar penteados apertados. Com os cuidados certos, as tranças podem durar até dois meses.
Entre as celebridades que usam esse estilo de tranças, Zoë Kravitz foi a precursora internacional, apostando em fios escuros e de cabelos naturais. No Brasil, a modelo Juliana Nalu foi uma das primeiras a apostar nas gypsy braids, trazendo um ar carioca e praiano, com fios loiros. Além dela, a atriz Taís Araújo e a cantora Liniker também ajudaram a espalhar a fama das tranças pelo país.
Taís Araújo com gypsy braids. (Foto: Reprodução/Twitter)
Para quem busca um estilo diferente e volumoso, as gypsy braids são a melhor aposta, e prometem um visual estiloso e super na moda.
Foto Destaque: Zoë Kravitz com gypsy braids. Reprodução/Instagram