Haider Ackermann, o próximo nome do rodízio fashion da Jean Paul Gaultier

Maria Luiza da Silva Por Maria Luiza da Silva
3 min de leitura

No início de 2020, Jean Paul Gaultier, estilista e fundador da marca que carrega seu nome, anunciou que estaria se aposentando da direção criativa da mesma. A notícia mexeu muito com o mundo das passarelas, trazendo uma nova era, repleta de novidade e dinamismo, uma vez que a partir daí a cada temporada fashion um novo jovem designer assumiria o cargo. 


Jean Paul Gaultier, fundador da maison francesa que carrega seu nome.  (Foto: Reprodução/Jean Paul Gaultier)


O nome responsável pelo fashion show de alta costura da maison francesa em 2023 acaba de ser revelado: Haider Ackermann. De origem colombiana, passou pela Academia Real de Belas-Artes de Antuérpia, uma das mais antigas da Europa, viajou o mundo com seus pais adotivos e se encantou pela variedade de tecidos e texturas que encontrou ao longo de sua vida.

Haider ganhou notoriedade não só por sua amizade com grandes nomes como Timothée Chalamet e Tilda Swinton, mas também pelo seu estilo bem definido, com os drapeados, o exímio corte de suas jaquetas, silhuetas alongadas e seu jeito de usar as cores. Encontrando o equilíbrio entre a sofisticação e o streetwear, o romântico e o sensual. As criações singulares do designer já foram elogiadas até mesmo por Karl Lagerfeld, que ainda afirmou que o jovem seria um ótimo nome para o suceder na Chanel. 


Uma das criações de Haider Ackermann. (Foto: Reprodução/Vogue)


Ao longo de sua trajetória no mundo da moda, o colombiano estagiou com John Galliano, criou sua própria marca de roupas femininas e masculinas, foi diretor criativo da francesa Belutti, atuou como consultor criativo da Maison Ullens e irá colaborar com uma coleção sportwear da Fila. Sobre seu novo desafio com uma das grandes casas de moda, Ackermann afirmou para WWD: “Se alguém segue a moda, segue Jean Paul Gaultier. Tenho enorme respeito pelo quão progressista e vanguardista seu trabalho sempre foi. Ele sempre empurrou os limites da cultura e da sociedade como um todo, acima e além da moda”, ele contou também que fazer parte da alta costura sempre foi um de seus sonhos. 

Sendo o quarto no rodízio fashion da Jean Paul Gaultier, Haider Ackermann será o sucessor de nomes como Chitose Abe, da Sacai, Glenn Martens e Olivier Rousteing. Os “olheiros” da moda estão atentos, para ver como o designer irá unir sua assinatura com a da marca, conhecida como a mestre em quebrar tradições na passarela. Até aqui a maison tem entregado shows belíssimos, cheios de personalidade, do jeito que seu fundador, conhecido como “L’enfant Terrible de la Mode” (O terrível filho da moda), aprecia. Todos os olhares voltados para Haider Ackermann em janeiro de 2023!

Foto Destaque: O novo diretor criativo da JPG, Haider Ackermann.  Reprodução/GQ

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile