O mundo da moda foi surpreendido com o anúncio da saída do renomado designer americano, Tom Ford, da marca homônima que carregava seu nome, após 13 anos no negócio. O anúncio foi feito juntamente com o lançamento de sua última coleção ready-to-wear Outono/Inverno 2023, que revisitou seus arquivos em busca dos looks mais deslumbrantes da história da marca.
A coleção foi lançada em três vídeos filmados por Steven Klein, mostrando modelos icônicas da marca, como Carol Trentini, Karlie Kloss, Joan Smalls, Amber Valletta e Karen Elson. Os vídeos retratam as fases mais icônicas da carreira do estilista, fazendo uma linha do tempo de suas criações. A última parte dos vídeos simula um luto, em que Karen Elson faz um canto lírico enquanto as outras modelos gritam e choram dramaticamente. Na coleção, há peças como vestidos metálicos, jeans com jeans, mini vestidos e ternos com estampa de oncinha, e apenas no vídeo final, todas estão vestidas de preto, enfatizando a dramaticidade do encerramento de um ciclo.
Confira um dos vídeos da coleção. Reprodução/Youtube/TomFord
Antes de fundar sua própria marca em 2005, o designer revolucionou a marca Gucci nos anos 90, onde trabalhou como diretor de criação de moda feminina, transformando-a de uma empresa quase falida em uma das marcas mais desejadas e cobiçadas do mundo. Ele criou o famoso “look Gucci”, que se tornou sinônimo de glamour, sofisticação e sexualidade. Tom Ford também deixou sua marca na marca de moda francesa Yves Saint Laurent, onde trabalhou como diretor de criação de 1999 a 2004, rapidamente revitalizou a marca, trazendo de volta sua reputação de luxo e glamour.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”en” dir=”ltr”>TOM FORD ARCHIVE COLLECTION AUTUMN/WINTER 2023<br><br>TOM FORD, IN HIS FINAL COLLECTION FOR HIS EPONYMOUS BRAND, HAS TURNED TO HIS ARCHIVES AND REISSUED HIS FAVORITE LOOKS FROM THE PAST 13 YEARS.<br><br>PHOTOGRAPHER: STEVEN KLEIN<br>CREATIVE DIRECTION: KSTUDIO<br>STYLIST: CARINE ROITFELD<a href=”https://twitter.com/hashtag/TOMFORD?src=hash&ref_src=twsrc%5Etfw”>#TOMFORD</a> <a href=”https://t.co/80nj4PGXQt”>pic.twitter.com/80nj4PGXQt</a></p>— TOM FORD (@TOMFORD) <a href=”https://twitter.com/TOMFORD/status/1651556804256751616?ref_src=twsrc%5Etfw”>April 27, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Anúncio de despedida do diretor criativo. Reprodução/Twitter/@TOMFORD
Além de suas contribuições para a Gucci e Saint Laurent, Ford também se destacou como diretor de cinema, tendo ganhado prêmios da Academia por seus filmes “A Single Man” e “Nocturnal Animals”. Embora ainda não tenha sido anunciado um novo diretor criativo para a marca, rumores indicam que Peter Hawkings, vice-diretor de moda masculina de Ford, pode assumir as rédeas. Sabe-se também que a marca Tom Ford foi vendida à Estée Lauder em 2022 em um negócio avaliado em US$ 2,8 bilhões, e o grupo já licenciou o nome para Ermenegildo Zegna para a produção de roupas femininas e masculinas, acessórios e mais.
Com sua saída da marca homônima, ainda não está claro se Tom Ford está deixando a moda de forma definitiva ou se está buscando novas oportunidades em outras áreas. De qualquer forma, sua ausência seria sentida enormemente na indústria da moda, onde ele é um dos maiores nomes e deixou sua marca com sua visão criativa e elegante.
Foto Destaque: Coleção. Reprodução/Instagram/@tomford