Conhecido como a estação mais estilosa, o inverno está chegando e com ele, as tendências para 2023. Se inspirando na São Paulo Fashion Week N55, que terminou este domingo, 28, podemos esperar várias tendências para os próximos meses.
E claro, as cores e suas aplicações não podem ficar de fora. Já faz algum tempo que o inverno não mantém seu padrão de cores neutras, como o marrom, preto e branco, o que permite experimentar com as cores mais vivas.
O Efeito Dopamina, uma trend de moda inspirada no “hormônio da felicidade”, continua em alta para esse inverno, trazendo as cores como uma promessa de dias mais felizes e otimistas. O verde, o roxo, o laranja e o vermelho são as grandes apostas para o inverno desse ano.
Verde
O verde, cor que representa esperança, saúde e liberdade, já era uma tendência internacional antes de chegar no Brasil. Tanto nos desfiles quanto nas ruas, as maiores variedades de verde, tanto dos mais claros aos mais escuros, estiveram presentes. Na SPFW, Walério Araújo, Weider Silveiro e Lino Villaventura foram as grifes que apostaram no verde, em jaquetas, vestidos e calças, dos mais variados tons.
Vermelho
A cor da paixão, o vermelho é um tom perfeito para o inverno, muito presente nos batons, echarpes e bolsas. Assim como o preto e o branco, o vermelho é uma cor universal, que pertence perfeitamente tanto aos acessórios quanto às peças inteiras. As grifes Walério Araújo e Santa Resistência apostaram no vermelho para desfilar na SPFW.
Roxo
O roxo é uma cor ligada ao misticismo, a espiritualidade e ao mistério, e muito ligada ao inverno, por ser naturalmente escura e fácil de combinar. Nos desfiles da SPFW de Greg Joey e Lino Villaventura, o roxo esteve presente nos acessórios e nas peças inteiras, ganhando destaque.
Laranja
O laranja é uma cor vibrante, que representa a alegria, sucesso e prosperidade, e que transmite calor. É perfeita para acender tons, como o preto. Com inspiração no Piauí, Weider Silveiro trouxe o laranja para as passarelas do SPFW em diversos tons, do laranja pastel ao laranja bem forte.
Foto destaque: cores para usar no inverno. Reprodução/Claudia.