Ipanema, marca de calçados nacional, acaba de lançar sandálias feitas de algas. Cada vez mais as marcas vem apostando neste segmento de biotecnologia sustentável, para ajudar o meio ambiente que a cada dia acaba se deteriorando com os usos em excesso de seus recursos.
Os novos calçados fazem parte da coleção Ipanema Algae Edition, e todos os modelos foram desenvolvidos em parceria pelo Bergamotta Labs, um laboratório de inovação da Grendene, e pela BLOOM, uma empresa dos Estados Unidos especializada em matérias-primas sustentáveis. As lagas que foram utilizadas na fabricação do produto, estavam se proliferando em excesso e com isso desequilibrando seus ecossistemas.
Os calçados, além de terem a pigmentação e o material feitos através do uso destas algas, também contam com 25% da composição utilizada de PVC ser de origem vegetal e ter certificado emitido pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) aliado a outros meios de sustentabilidade empregados em sua fabricação. As solas dos sapatos possuem 80% de sua composição feitas a partir de reciclagem pré-consumo, com processos de menos impacto no meio ambiente.
Imagem da sandália feita através da alga (Foto: Reprodução/ Instagram)
Além disso, as sandálias também têm um selo de produto vegano registrado na Vegan Society, seguindo desta maneira a tradição da marca em criar produtos sustentáveis. Os produtos da nova coleção são limitados e estão disponíneis no site oficial da loja Ipanema, o valor do produto é de R$ 59,99.
”Pra nós, moda tem que ser acessível para todas. Por isso, nossas sandálias combinam com seus looks e cabem no seu bolso. Mas não é só isso: olhamos para o nosso entorno e colaboramos com o desenvolvimento do planeta”, diz a marca na aba de sustentabilidade de seu site, onde é possível ver todas as informações sobre a fabricação e colaboração da marca com o meio ambiente.
As sandálias, mesmo possuindo certificações e parcerias internacionais, são produzidas exclusivamente no Brasil, desenvolvendo uma lógica de menor imapcto ambiental. As fábricas utilizam energia elétrica 100% limpa, que é rastreada desde sua origem pelo Renewable Energy Certificate (I-REC) que prioriza a baixa emissão de carbono.
A marca ainda conta com pontos de coleta para arrecadar as sandálias quando elas não forem mais ser utilizadas, no site da Ipanema é possível acessar todos os locais para reciclar o produto, garantindo que seu destino final seja o correto. E o melhor, não são só as sandálias da linha Algae Edition que são sustentáveis, todos os modelos da marca contam com fabricação e produtos que ajudam o meio ambiente.
Foto Destaque: Imagem da sandália da linha Ipanema Algae Edition. Reprodução/ Ipanema Divulgação