Itália considera liberação de vouchers para quem trocar roupas antigas

Ágatha Pereira Por Ágatha Pereira
3 min de leitura

Nesta terça, 1, a Itália recebeu uma proposta para a liberação de “vouchers da moda” para quem realizar a troca de uma peça usada por uma nova nas lojas do país, como um incentivo ao consumo de produtos “Made in Italy”. A proposta ainda será revisada pelo Ministério das Empresas.

A proposta

A medida foi proposta pela Federação de Moda Itália-Confcommercio em uma reunião batizada de “Mesa da Moda”. O projeto visa também a redução de Impostos sobre Valor Agregado (IVA) em 10% para roupas produzidas no país. 

Segundo Giulio Felloni, presidente da Federação, o mercado da moda tem um grande impacto na economia italiana, sendo consideradas a “espinha dorsal” as lojas de roupas, calçados, acessórios e produtos esportivos, tendo em média 175.395 pontos de venda, 105.050 negócios ativos e gerado 301.494 empregos.

“Agradeço ao ministro Adolfo Urso o importante sinal de atenção demonstrado nesta segunda reunião da ‘Mesa da Moda’ ao setor de moda que é fundamental para a produção do PIB nacional”, agradeceu Felloni. Continuando, o presidente afirmou que a Mesa da Moda é uma ótima oportunidade para estreitar a ligação entre o mercado da moda e o país,  e de consolidar uma ação de cooperação e diálogo com toda a cadeia de produção.

Moda Italiana

A Itália é o local de nascimento de diversos dos mais famosos estilistas e lar de algumas das maiores maisons de moda atuais, como Dolce & Gabbana, Gucci, Prada, Armani, Bottega Veneta e Versace


Semana da Moda de Milão, 2022. (Reprodução/CNN)


Atrás somente da França, a Itália é uma das maiores referências no mundo da moda, e uma grande influência mundial. A moda italiana é conhecida e desejada em todo o mundo, tendo Milão como a cidade conhecida como “Capital da Moda” e palco para a Semana da Moda de Milão, um dos eventos de moda mais importantes do mundo, junto às semanas da moda de São Paulo, Paris, Nova York e Londres.

 

Foto destaque: Gucci é uma das marcas italianas mais famosas do mundo. Reprodução/Instagram/@michelangelomarmoresdobrasil.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile