Nova coleção de óculos de sol homenageia o povo preto egípcio, criadores das primeiras lentes

Heloisa Santos Por Heloisa Santos
4 min de leitura

Resultado de uma collab inédita, a Zerezes e um dos principais nomes da moda brasileira, Suyane Ynaya, lançam uma nova coleção de Óculos de Sol, nesta segunda (04/12) para homenagear a cultura ancestral preta e  resgatar uma história que poucos sabem sobre a origem das primeiras lentes ópticas.

Com o conceito “Um olhar sobre a história (não contada) da cosmovisão egípcia”, a coleção que tem como carro-chefe o modelo de óculos Afrik, faz também alusão à Deusa egípcia Nut: a mãe dos corpos celestes. Disponível nas cores carbono, tortoise nut, verde uadj e duna, os itens da collab ‘Azul’ além de imperdíveis, têm edição limitada  e podem ser adquiridos em todas as lojas da Zerezes e no site oficial da marca: https://zerezes.com.br/


Modelo da nova coleção (Foto/reprodução)


Reconhecimento da origem

Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 50 milhões de pessoas usam óculos diariamente no Brasil, e este número vai dobrar nos próximos 20 anos pela exposição excessiva à luz azul (celular, tablet, televisão). Ainda de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 2,2 bilhões de pessoas em todo o mundo apresentam algum problema de visão.  

As lentes óticas ampliaram as possibilidades da nossa visão, mas o que muitas pessoas não sabem é que elas foram desenvolvidas pelos egípcios antigos e mesopotâmios e é justamente essa a proposta da collab, evidenciar a criação das primeiras lentes feitas por um povo preto. E nada melhor do que essa referência na moda e na cultura negra que é Suyane Ynaya para representar essa nova coleção”, declara Hugo Galindo, fundador da Zerezes. 

Sobre Suyane Ynaya

Editora de moda da revista Elle, stylist, diretora criativa e co-fundadora do coletivo MOOC (@wearemooc) que destaca o olhar do jovem negro na publicidade, e mãe de dois filhos, Suyane tem como principal foco a luta por enaltecer o povo negro. Escolada no conceito de “sevirologia” – a arte de se virar com o que se tem, Suyane representa também a força e esperança das mulheres negras e chegou para dar voz e representatividade à elas. Da periferia paulistana para o mundo da moda, já fez trabalhos para Dazed, Vogue, Harper’s Bazaar, Afro punk, I-D e um editorial para a revista Glamour com apenas R$ 150,00.

Acredito que chamar essa coleção de Azul fala muito sobre a criação dessa cor e como criamos hoje. Até hoje os cientistas não conseguem descrever com força como os egípcios criaram uma cor que durasse tantos milhões de anos assim“, afirma Suyane.

Sobre a Zerezes

Há doze anos no mercado, a Zerezes é reconhecida por liderar o movimento de transformação do mercado ótico com proposta inédita de ressignificar a relação das pessoas com o item. 

A marca rompe a barreira de consumo de óculos online ao oferecer uma experiência 100% digital, incluindo medição online dos óculos no rosto. Também conta com presença física e um total de 13 lojas espalhadas por São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Foto destaque: Modelo da nova coleção (Foto/reprodução)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile