Relatório mostra que jovens preferem cópias a produtos originais

Redação Por Redação
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Se em algum momento imitações baratas de produtos luxuosos foram motivo de vergonha, hoje já não é mais assim. De acordo com um relatório recente publicado pela consultoria YPulse, especialista na análise de comportamento das gerações mais novas, a Gen Z e a Gen Y (os millennials) preferem comprar cópias baratas ao invés de artigos originais de maior qualidade.

O que os dados apontam

O estudo, realizado em novembro de 2022 e agosto de 2023, levou em consideração uma amostra representativa de 1.500 pessoas na faixa etária de 13 a 39 anos, nos Estados Unidos e Canadá. 

Entre os resultados constatados, os números revelam que 60% dos consumidores norte-americanos e canadenses, entre 13 e 17 anos, estão mais propensos a adquirirem produtos falsificados. Em comparação, 41% desses compradores investem em produtos de luxo.

As tendências permanecem as mesmas entre os entrevistados mais velhos. Ainda que possivelmente já tenham uma fonte de renda própria e, consequentemente, um maior poder de compra, 67% dos consumidores de 18 a 24 anos e também de 25 a 39 anos afirmam já ter adquirido uma falsificação. Nessas faixas etárias, por sua vez, 54% e 61% dos jovens, respectivamente, já compraram pelo menos um artigo original de luxo.


Relatório aponta que as gerações mais jovens preferem comprar imitações do que artigos originais (Foto: reprodução/Instagram/@louisvuitton)


Mudança de perspectiva

Atualmente, tanto a geração Z quanto os millennials enxergam o mercado de luxo de maneira diferente dos mais velhos. Segundo a YPulse, esses jovens encaram como produtos luxuosos aqueles oferecidos por marcas notáveis, mesmo que não sejam facilmente identificáveis. 

A forma como a Gen Z e a Gen Y definem ‘luxo’ é influenciada pelos acontecimentos mundiais que moldaram a sua realidade, mas não foram apenas as recessões e a incerteza econômica que influenciaram as suas percepções sobre preço”, afirmou o relatório.

A felicidade causada pela experiência de pagar menos por algo que parece de luxo também reflete no levantamento. Para além de recorrer às imitações por causa do custo mais em conta, 69% dos entrevistados consideram que os produtos falsificados trazem a sensação de estarem usando artigos originais sem grandes gastos financeiros.

 

Matéria por Bianca Penteado (Lorena R7)

Foto Destaque: “Holliday Season” da Louis Vuitton (Reprodução/Instagram/@louisvuitton)

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