Relembre as maiores repercussões de Dolce & Gabbana

Gabriele Reis Por Gabriele Reis
4 min de leitura

A Dolce & Gabbana não é somente uma das grifes mais famosas do mundo, como também se destaca na coleção de maiores gafes sociais que uma marca poderia cometer.

Desde ações conservadoras por parte de diversificação de corpos em desfiles pela grife até questões envolvendo inseminação artificial e xenofobia, Domenico e Stefano já extrapolaram os limites do que pode ser tirado do contexto e do que é facilmente condenável pela sociedade moderna.

Pensando nisso, aqui separamos algumas das maiores controvérsias que os criadores da grife já cometeram, desde a criação de Dolce & Gabbana em 1985.

Domenico e a rixa com casais homossexuais

Mesmo com Domenico e Stefano sendo assumidamente gays, Domenico já criticou a própria comunidade LGBTQIA+ nas questões envolvendo adoção, inseminação artificial e barriga de aluguel. Nas palavras do mesmo: “Uma criança deve ter um pai e uma mãe. Ou pelo menos deveria ser assim. Não me convencem aqueles que eu chamo de ‘filhos da química’, crianças sintéticas ou úteros de aluguel”.

Em interpretação livre, o estilista veta a possibilidade de um casal homossexual poder criar uma criança, seja de qual forma for. Sua fala foi muito criticada (com razão), mas segue como uma declaração da qual a marca não se retratou.


Stefano e Domenico com as irmãs Kardashian (Foto: Reprodução/Instagram)


Stefano contra a família Kardashian

Também em 2018, o estilista tomou como alvo mais pessoas: dessa vez as irmãs Kardashian, as quais ele chamou de “as pessoas mais baratas do mundo”.

Mas é como dizem por aí “nunca diga desse prato não comereis”, já que a marca patrocinou o grandioso casamento de Kourtney, contrariando as falas de um de seus criadores.

Stefano atacando Selena Gomez

Em meados de 2018, ninguém esperava que Stefano iria pessoalmente no Instagram da cantora Selena Gomez a criticar por sua aparência.

Em uma postagem da diva, o estilista comentou “Ela é tão feia”, em um ataque totalmente fora de contexto, sem explicação. Irritou muito os fãs de Selena na época, mas a cantora disse não se importar, por sua natureza mais gentil e menos intensa.

Dolce & Gabbana e a corrida pela magreza

Entre as contrariedades a algo até que comum no meio da moda e da beleza: o culto à magreza.

A grife chegou a disponibilizar itens e acessórios como bolsas e tênis com frases ressaltando e glorificando a magreza, assim excluindo outros tipos de público, que se sentiram ofendidos pela atitude.

A frase em questão se tratava de uma curta e direta no objetivo de causar gordofobia: “magra e maravilhosa”.


Parte do vídeo divulgação que gerou controvérsias com a China. (Foto: Reprodução/Dolce&Gabbana)


Controvérsias com a China

De longe a maior polêmica da marca, a questão xenofóbica envolvendo uma modelo chinesa em um vídeo transmitido pela grife teve sérias consequências, quando falamos de financeiro, já que houve o cancelamento do desfile que teria em Xangai.

No YouTube, Dolce & Gabbana disponibilizou um vídeo onde ridicularizava uma modelo ao fazê-la comer de kuàizi (ou hashi) os pratos típicos da Itália, como macarrão ao molho e pizza. No vídeo, a mensagem é clara: a moça é incapaz de comer desse jeito, o que irritou muito o mercado chinês, donos de boa parte das vendas da marca no mundo.

A situação piorou ainda mais quando os criadores fizeram desdém da repercussão, chegando a colocar a culpa da ofensa nos chineses, já que “eles se sentem inferiores”, nas palavras de Stefano.

 

Foto destaque: relembre as maiores repercussões de Dolce & Gabbana. Reprodução/Instagram

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