Saiba o que é a dopamine dressing, a moda que busca felicidade através dos looks

Maria Júlia Freitas Por Maria Júlia Freitas
3 min de leitura

Este ano teremos o primeiro inverno pós-pandemia. Embora o Brasil seja um país tropical e com uma receptividade “quente”, muitos brasileiros – principalmente os amantes da moda – amam o frio pelas maravilhosas combinações de look que ele proporciona. Neste momento, o que está em alta é a dopamine dressing, uma tendência repleta de cores vibrantes e peças chamativas. 

Fazendo uma referência à dopamina – neurotransmissor da sensação de felicidade – a dopamine dressing tem como objetivo dar vida às pessoas que estão saindo do tenebroso isolamento social, colocando cor, emoção e luz através dos looks. 

“Sempre que o mundo passa por grandes crises, como guerra e a pandemia, a moda reflete o inverso nas passarelas, é como uma válvula de escape”, conta Edilma Queiroz, professora de moda das faculdades de moda do Senac e da FAAP. 

Além disso, Edilma também conta que a dopamine dressing tem absolutamente tudo a ver com o momento atual do mundo. As pessoas estão voltando a ter sua liberdade, querendo se expressar e liberar as emoções diante de momentos tão tensos.


Imagem ilustrativa da grife Valentino, que representa a dopamine dressing. (Foto: Reprodução/BAZAAR)


Arlindo Grund, consultor de moda e apresentador do famoso programa “Esquadrão da Moda”, conta mais um pouco sobre a nova tendência. Grund explica que, entre as crianças, estão em alta roupas com estampas mais lúdicas. No caso dos adultos, looks monocromáticos (para quem não sabe, são looks montados somente com uma cor), estão ganhando força até mesmo nos acessórios. As principais cores na paleta são pink, cobalto e lima. 

O consultor de moda também conta sobre as misturas que já foram consideradas verdadeiras transgressões fashion, agora são totalmente bem-vindas. Um exemplo disso são as roupas esportivas em alfaiataria, que estão recebendo grande destaque, principalmente se for confeccionada em cores vibrantes. 

A estilista Marcia Jorge ousa além e inclui brilhos junto das cores fortes. A stylist realiza roupas e acessórios com strass, paêtes e lurex, por exemplo. Segundo Marcia, o objetivo é criar looks que sejam bem chamativo, independente do horário em que está sendo usado. 

 

Foto destaque: Imagem ilustrativa, que representa o significado da dopamine dressing. Reprodução/Malvie

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile