Saiba tudo sobre a fashionista Iris Apfel

Maria Fernanda Trocado Por Maria Fernanda Trocado
4 min de leitura

Aos 102 anos de idade, completados nesta terça (29/08), Iris Apfel, a dona dos icônicos óculos redondos de armação grossa, continua sendo uma lenda atemporal no mundo da moda. A americana é referência quando o assunto é estilo maximalista, explorando amplamente as cores e os tecidos considerados exuberantes, pelo menos para a maioria, mas não para Iris. 


Iris Apfel usando acessórios chamativos (Foto: Reprodução/Instagram/@iris.apfel)


A Jornada da estrela

A icônica Iris Apfel é formada em história da arte pela Universidade de Nova York, sua cidade de origem, e também pela Universidade de Wisconsin. Sua formação influencia o seu olhar aguçado e apreciação pela estética visual. Além disso, durante sua estadia em Paris, ela chegou a estudar novamente história da arte na École Du Louvre, ampliando seus horizontes e a enriquecendo culturalmente. 

A americana desejava decolar no mundo da moda, mas, naquele momento, isso não aconteceu. Então Iris começou a trabalhar como designer de interiores. Em 1947, ela conhece seu marido, Carl Apfel, em um hotel. Três anos depois, os dois criam uma empresa têxtil, a Old World Weavers, especializada em restaurar móveis e tecidos. O négocio foi um sucesso e Iris atuou na Casa Branca durante nove administrações presidenciais. Ela era encarregada justamente da preservação de móveis históricos e tecidos da residência oficial do presidente norte americano. Posteriormente, ela participou também de vários projetos de designer de interiores para celebridades.

Por conta de sua paixão pelo seu negócio, a fashionista e seu marido, Carl Apfel, viajaram pelo globo ancariando peças únicas para sua empresa ao mesmo tempo que Iris aumentava sua coleção de peças vintage. Ademais, as experiências agregaram novos elementos étnicos e culturais nas decorações feitas pela lenda.

Iris se aposentou da indústria de designer de interiores. Aos 84 anos, foi convidada por Harold Koda, curador do Met’s Costume Institute, a exibir suas roupas e acessórios. Dessa forma, a americana se tornou a primeira colecionadora de moda, que não era uma designer, a ter uma coleção homenageada pelo museu. A exibição foi um sucesso e a Apfel passou a ser reconhecida mundialmente no mundo fashion.

Desde então, Iris Apfel quebrou diversas barreiras. A fashionista foi a primeira pessoa mais velha do mundo a ter sua própria Barbie, aos 90 anos firmou uma parceria de maquiagem com a MAC Cosmetics, estampou capas de revista, sendo a primeira mulher mais velha a alcançar tal feito, lançou uma linha de óculos com a Zenni Eyewear e até mesmo publicou livros.


 Iris e sua Barbie Iris Apfel (Foto: Reprodução/Instagram/@iris.apfel)


Lenda atemporal e atualizada

A fashionista é extremamente ativa em suas redes sociais, que contam com 2,8 milhões de seguidores. Por lá, ela compartilha seus looks icônicos, homanagens feitas por fãs, crianças e pets utilizando roupas inspiradas nela e campanhas publicitárias. Com suas postagens, ela influencia positivamente milhares de pessoas.

 

Foto de Capa: Iris Apfel posando para foto em fundo rosa. Reprodução/Instagram/@iris.apfel

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile