A Semana de Moda de Paris se encerrou nesta terça-feira (5) e já é possível listar as tendências para o inverno. Dessa vez, as marcas apresentaram novidades mais sutis e menos tendências inovadoras, como a volta do animal print, uso de capuz, casacos grandes, transparência e botas cano alto, por exemplo.
Animal print
Amado por muitos e odiado por outros, a estampa que remete a animais foi um dos destaques na Paris Fashion Week desta temporada. A antiga tendência apareceu em estampas de casacos, vestidos e meias calças que remeteram a pele de onças e leopardos. As grifes que apostaram no animal print foram Alexander McQueen, Alaïa, Christian Dior e Isabel Marant.
Sobretudo
Um clássico da temporada de inverno é o famoso sobretudo, que é muito versátil e fácil de combinar com outras peças. O estilo de sobretudo que chamou atenção nos desfiles de Paris foram os cheios de detalhes que tornavam a peça única. Então, o que se pode esperar das fashionistas para o frio são Trench Coats (sobretudo) chamativos e diferentes de tudo já visto. As marcas que trouxeram a proposta para a passarela foram a Cecilie Bahnsen e a Balmain.
Capuz
Mais uma tendência que deve vir com tudo são os capuzes que cobrem quase todo o rosto. Para marcas como Louis Vuitton, Stella McCartney e Rick Owens a aposta para o frio rigoroso são gorros, toucas e capuzes da mesma cor do resto do look. Além disso, a trend traz de volta a balaclava, queridinha das Fashions Weeks em outros tempos.
Transparência
Embora a proposta seja roupas para usar no inverno 2024/2025, nem sempre as peças apresentadas precisam ser para esquentar e proteger do frio. As grifes também apostaram na transparência de diferentes roupas, como vestidos e saias. Entre as marcas, a que mais seguiu a linha das peças translúcidas foi a Saint Laurent, que fez um desfile praticamente inteiro exaltando a transparência.
Botas cano alto
A trend que certamente chega para ficar são as botas de cano alto. Depois da febre de botas estilo cowboy, os sapatos que mais se destacaram na Paris Fashion Week foram botas com cano que podem chegar até o joelho. O estilo apareceu pela primeira vez na Semana de Moda de Milão e foi incorporado na de Paris também, o que evidencia uma tendência muito forte a surgir. As marcas que aderiram às botas cano alto foram a Miu Miu, Chloé e Valentino.