Neste sábado (22/06), aconteceu o desfile do estilista Jonathan Anderson, o qual está à frente da direção criativa da Loewe. A marca, fundada em 1846 e adquirida pela LVMH em 1996, não era de fato reconhecida ou discutida, no entanto, Jonathan Anderson revitalizou a Loewe de maneira impressionante. O desfile de hoje, que marca essa primeira década de sua liderança criativa, foi descrito como verdadeiramente inesquecível.
O olhar criativo de Jonathan
Jonathan Anderson é um estilista Britânico, e conhecido por incorporar estranhezas, seu humor Britânico, suas particularidades e os detalhes de seu trabalho. Possui uma abordagem ao storytelling do qual muitas vezes é fragmentada, o que adiciona uma camada intrigante às suas criações.
Um exemplo dessa estética é o cenário que Jonathan cria para os seus desfiles, onde ele inclui uma mistura eclética dos elementos como uma foto de Peter Hujar, um exemplo “Contra a Interpretação” de Susan Sontag, uma escultura de Carlos Scarpa e uma cadeira de Charles Rennie Mackintosh. Reflete seu estilo distintivo e sua habilidade em mesclar referências culturais e artísticas de maneira única.
O estilo clássico de casualidade
O estilista desafia as convenções com suas criações para a Loewe. Suas roupas não só desafiam as normas estabelecidas, mas como também redefinem o conceito de casualidade e especialidade de maneiras não convencionais. As calças balonê de tricô, os drapeados elaborados, os dorsos nus e os decotes profundos que descem até abaixo do umbigo demonstram isso perfeitamente.
E cada peça parece cuidadosamente projetada para convulsionar expectativas e provocar uma reação visual e emoção intensa. O resultado é um “uau” que reflete a capacidade de Anderson de criar moda que transcende o convencional e desafia os limites do que é considerado esteticamente aceitável ou esperado.
Jonathan sempre incorpora um toque de fantasia em seus desfiles e nas suas criações finais, onde a alfaiataria muita das vezes é mesclada com alguns elementos quase ridículos. Ele é considerado o estilista mais visionário da moda contemporânea, e as suas coleções refletem uma perspectiva única. Nas suas próprias linhas, ele abusa da provocação e dos desafios. Já nas coleções da Loewe, Anderson nos lembra por que amamos moda, demonstrando o poder transformador das roupas. Para ele, simplicidade e sofisticação não são opostos, mas sim se fundem de maneira abstrata para criar algo maior e mais impactante.