No desfile de alta-costura verão 2024 a Dior apresentou 23 vestidos, cada um medindo cerca de cinco metros de altura, que fazem referência às vestimentas dos sultões otomanos, o evento aconteceu no jardim Maison. Um dos destaques foi o vestido Le Cígale, desenhado por Christian Dior para o inverno de 1952. Sua silhueta e trabalho em moiré serviram de inspiração para a coleção e foram reinterpretados pela diretora artística da linha feminina da grife, Maria Grazia Chiuri.
“É a primeira vez que uso moiré – sempre o associo mais ao design de interiores, mas descobri que tem uma paleta de cores incrível, e o padrão dele, onde capta a luz, dá uma perspectiva diferente do bordado”, disse ela.
Entre os convidados estavam estrelas do cinema, como Natalie Portman, e do mundo pop, como Rihanna. Também estavam presentes membros do elenco da próxima série da Apple TV, intitulada “The New Look”, com Benjamin Meldensohn interpretando Christian Dior e Glenn Close.
Respectivamente, Anya Taylor-Joy, Rihanna e Glenn Close no desfile da Dior, em Paris (Foto: reprodução/Vogue/ Max Cisotti/Getty Images)
Passarela com peças luxuosas
A Dior apresentou um desfile aparentemente simples, porém luxuoso em seus materiais. A trilha sonora, uma colaboração entre Björk e Rosalía (“Oral”), embalou as modelos, que desfilaram com mais liberdade, abandonando a estética do espartilho.
A passarela do Maison apresentou ainda criações com decote do tipo Bardot, amarrado em um ombro com um laço simples, em uma blusa semitransparente. E vestidos longos e plissados, em estilo grego, em preto. Também foram apresentadas saias prateadas semitransparentes, acompanhadas de um body preto, e um espetacular vestido longo dourado, de peça única.
Semana de Alta Costura de Paris é a mais importante para a moda
A expectativa dos entusiastas da moda e dos profissionais do setor é grande para ver como cada estilista irá desenvolver sua visão, tornando a Semana de Alta Costura de Paris um evento icônico no calendário mundial da moda. Os criadores e profissionais do setor da alta costura têm o desafio de incorporar tanto os clássicos quanto a inovação na moda. A edição de 2024 será um importante observatório dessa demanda do mundo da moda.