Francesca apresenta primeiro desfile em São Paulo

Francesca estreia no Pacaembu com desfile que une alfaiataria, couro e látex, celebrando o processo de construção e a força do trabalho na moda brasileira

30 out, 2025
Modelo desfilando para Francesca | Reprodução/Instagram@fordmodels
Modelo desfilando para Francesca | Reprodução/Instagram@fordmodels

Nesta quarta-feira (29), a marca Francesca realizou seu primeiro desfile no Estádio Pacaembu, em São Paulo, sendo um momento importante para a história da grife.

O cenário do evento remete a canteiro de obra, especialmente por uso de materiais como tijolo, madeira, andaime e entre outros. Segundo Francesca Monfrinatti, fundadora da marca, o objetivo do desfile é mostrar que sempre estamos em construção, mas que quer se erguer através do próprio trabalho.

Nos bastidores do desfile, ela explica sobre o conceito da coleção.

“Nesse primeiro desfmodile, olhamos para o que já fizemos, o que estamos fazendo e para onde estamos mirando no futuro.”

Destaques da coleção

As peças deste projeto combinam a alfaiataria, marca registrada da grife, com elementos em couro e látex. As novidades da coleção foram criadas em colaboração com Diego Malicheski, estilista e fundador da Rocio Canvas.


Desfile da Francesca no Estádio Pacaembu (Vídeo: reprodução/Instagram/@voguebrasil)


Outros elementos que chamaram atenção no desfile foram a fluidez — evidenciada em peças de cetim e vestidos com recortes estratégicos — e as sobreposições, resultado do styling assinado por Leandro Porto.

Sobre as cores das peças, possui uma cartela de cores com diversas tonalidades: neutro, rosa, lavanda e verdes pálidos.


Desfile da Francesca no Estádio Pacaembu (Vídeo: reprodução/Instagram/@ju.berman)


Com esse novo capítulo, Francesca demonstra não apenas maturidade criativa, mas também uma profunda compreensão de seu papel dentro da moda nacional.

Trajetória de Francesca

A marca foi fundada em 2017, por Monfrinatti, com foco na comercialização de cintos. De acordo com ela, o acessório não tinha o devido destaque e por isso quis transformá-lo em item chave do portfólio.

Com o sucesso dos acessórios, a grife evoluiu para roupas de alfaiataria, destacando-se pelo design preciso e pela produção artesanal. Em 2022, expandiu oficialmente sua linha de vestuário e, no ano seguinte, inaugurou sua primeira loja em São Paulo.

Neste ano, a grife anunciou uma parceria com a Hering Sports, voltada à criação de peças que combinam moda urbana e esportiva, além de uma colaboração com a Greenplac em um projeto de design circular voltado à sustentabilidade.

Mais notícias