Kanye West anuncia novo Yeezy e causa polêmica

O lançamento Yeezy SLPR promete ser mais acessível, mas ainda assim, o foco se mantém nas polêmicas de Ye

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Foto destaque: Kanye West retorna as redes para anunciar Yeezy SLPR (Reprodução/Instagram/@kanyewest)

Afastado das redes sociais por muito tempo, Kanye West tomou muitos de surpresa ao retornar para o Instagram para promover o novo modelo de Yeezy, mas, como sempre, sem poupar falas afiadas e críticas megalomaníacas à ex-parceira Adidas. 

O artista revelou que o novo slipper minimalista, Yeezy SLPR, custará apenas U$20 (cerca de R$120,00). 


Novo Yeezy SLPR (Foto: reprodução/divulgação/Sneaker News)

O modelo faz parte do novo posicionamento público da marca. Seguindo o mesmo caminho de acessibilidade do Yeezy Pods, a novidade reflete o atual mindset: design para todos, nada de preços exorbitantes. A manobra faz parte da estratégia que Kanye adotou desde do desligamento com a gigante dos esportes alemã, de conquistar fãs pelos preços baixos, ao mesmo tempo que alimenta a mídia com suas declarações no mínimo polêmicas.

Acusações

Nas redes sociais, Ye se declarou “GOAT” – gíria americana que denominaria alguém muito bom em algo, mas especificamente “Greatest of All Time” (o maior de todos os tempos). Em outro post, o rapper ainda provocou concorrentes e declarou que não se rebaixa a colaborações.


Comentário de Kanye em seu perfil oficial (Foto: reprodução/Instagram/@kanyewest)

Ao mesmo tempo, o artista ainda acusa a Adidas de tentar provocar poucas vendas, ao bloquear a visibilidade da YZY nos mecanismos de busca online – disputa judicial que o Kanye fez questão de tornar pública.

Enquanto isso, a Adidas

Ao final do primeiro semestre de 2024, quando os problemas legais com Kanye West ainda estavam para se solucionar, a Adidas divulgou que seu volume de negócios na América do Norte, excluindo as peças do catálogo Yeezy, aumentaram em lucro em comparação ao mesmo período no ano anterior. Segundo a empresa, as vendas de varejo e atacado foram responsáveis pelo grande crescimento.


Kanye West em evento de lançamento da Yeezy, em parceria com a Adidas (Foto: reprodução/Fashion Network)

Além dos lucros, a empresa relatou que contando as vendas da Yeezy, o mercado da Adidas no continente norte-americano caiu 8% – cerca de 1,3 bilhão de euros. “O declínio está exclusivamente ligado ao declínio significativo da atividade da Yeezy”, afirmou a fabricante alemã em comunicado. A estratégia escolhida pelo CEO Bjorn Gulden foi vender todos os estoques da linha a preço de custo, a fim de ezimar da história da marca a turbulenta relação com o rapper Kanye West. 

Em novembro de 2024, a batalha chegou ao fim, e o contrato, considerado o mais lucrativo da história da moda, chegou ao fim judicialmente após dois anos. 

Agora, fica a questão: a nova empreitada solo de Kanye West será alimentada pela acessibilidade de custo ou por suas declarações que acompanham cada lançamento?

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