Se encerrou nesta terça-feira (20) a quadragésima edição da semana de moda de Londres, a London Fashion Week. Um dos eventos de moda mais prestigiados do mundo, a LFW trouxe desfiles com looks tendência para o inverno.
40 anos de história
A primeira edição da LFW aconteceu em uma tenda em um estacionamento de Kensington, em 1984. À época, um recém-formado Conselho de Moda Britânica havia se formado, e um evento de três dias foi dedicado aos designers de moda contemporâneos.
Enquanto a New York Fashion Week (NYFW – Semana de Moda de Nova Iorque) já estava em voga desde 1943, a de Milão (MFW) em 1958, e a de Paris em 1973, Londres correu atrás de fazer as coisas à sua maneira. O exponente da moda Lynne Franks foi uma das peças principais para a mudança, tendo fundado sua própria agência aos 21 anos. Ela explica:
“Enquanto designers na Itália e na França estavam fazendo fortunas com acessórios, perfumes e licenciamento, nós ainda não estávamos lá – muitos designers britânicos ganhavam apenas o necessário para começar a próxima coleção.”
Lynnne Franks
A indústria da moda permanece como parte essencial da economia britânica nos dias de hoje, tirando aproximadamente 37 bilhões de euros, enquanto a moda masculina rende ao redor de 18 bilhões, segundo dados de 2023.
40ª edição: tendências
A mais recente edição da tão esperada semana de moda contou com apostas para o inverno, assinadas por estilistas como Simone Rocha, Marques de Almeida, JW Anderson e Coville. Confira abaixo os itens mais destacados.
Corsets
Fazendo aparições em desfiles como o de Rocha e Dilara Findikoglu, os corsets estão com tudo. Vale lembrar o uso da peça por celebridades durante os Grammys deste ano.
Franjas
Looks arrojados com estilo franjado foram peças marcantes dos desfiles, desde os mais sociais aos casuais.
Tricô
Principalmente na forma de suéteres, as peças de tricô fizeram grande apresentação no evento, com assinaturas de JW Anderson, Burberry e Colville.
Laços
Os laços vêm como tendência – e não só como acessórios. O look de Simone Rocha mostra a incorporação nas peças.
Transparência
A aposta na transparência vem com força nesta temporada, seja em peças isoladas ou com sobreposição.
Florais
As estampas florais estão em alta. Estilistas como Marques Almeida, Richard Quinn e Erdem mostram como usar do padrão para a composição de um belo look.
Ao final desta edição comemorativa, vemos looks e estilos que aparecem – ou reaparecem – para ficar, mostrando mais uma vez a grandiosa potência que representa a Semana de Moda de Londres.