Luxo francês domina o ranking Kantar BrandZ 2024

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Louis Vuitton em novas coleção
Louis Vuitton em novas coleção (reprodução/ instagram/ @louisvuitton)

A lista das 100 marcas mais poderosas do mundo em 2024 foi liberada pela Kantar BrandZ, destacando as marcas francesas Louis Vuitton, Hermès e Chanel, estando em destaque na categoria de luxo. Louis Vuitton por sua vez saiu do Top 10, enquanto Hermès se consolidou, superando a concorrência e tendo um aumento de 23% em valor, enquanto o setor de luxo cresceu em 8%.

Louis Vuitton segue em Destaque

Louis Vuitton que antes ocupava o décimo lugar, agora ocupa o décimo oitavo, ficando atrás dos cinco gigantes da internet (Apple, Google, Microsoft, Amzon e Facebook), o Mc Donalds e NVIDIA que agora com o uso de IA, foi levada ao sexto lugar.


Bolsa da Louis Vuitton (Foto: reprodução/ Christian Vierig/ Getty Images Embed)


Líder em influência, a Louis Vuitton teve um aumento de 4% em seur valor de marca, tendo um total de 129,8 bilhões de dólares; a Hermès por sua vez está em segundo lugar no pódio totalizando cerca de 93,676 bilhões de dólares devido a exclusividade de seus produtos. A Chanel fica em terceiro, avaliada em 60,152 milhões de dólares tendo um aumento de 8%.

A chave de seu sucesso reside na relação estabelecida com os consumidores. A solidez dos laços criados pelas marcas em geral, e em especial pelas marcas de luxo, com seus clientes, possibilitou-lhes avançar neste ano, focando em aspectos cruciais do marketing, como sua “diferença” e seu “significado”. A Hermès, por exemplo, está acompanhando os aumentos de preços (em média 7% até 2022) com uma maior comunicação sobre as habilidades de seus artesãos em couro, bem como a qualidade e durabilidade de seus produtos.

Batendo recordes

O Kantar BrandZ 2024 teve seu valor do Top 100 aumentado em 20%, com 8.300 bilhões de dólares, consequentemente, se aproximando do pico histórico de 2022 de 8.700 bilhões de dólares, devido ao alto consumo pós pandemia.

A pesquisa BrandZ 2024 da Kantar destaca quatro marcas de destaque: Celine (do grupo LVMH), classificada como “potência futura” em 109º lugar, com foco em acessórios de sucesso e o próximo lançamento de uma linha de beleza em 2025; Givenchy em Paris, além da joalheria Van Cleef e Arpels (do grupo suíço Richemont) e da britânica Burberry, ambas passando por um período dinâmico no mercado americano.


Desfile da Gucci em Londres (Foto: reprodução/ Tristan Fewings/ Getty Images Embed)


As marcas europeias seguem liberando o setor de luxo, ao apresentar um crescimento positivo, ultrapassando em 4% os valores de 2022. O valor total do top 10 atinge a cifra de 357 bilhões de dólares. Por outro lado a Gucci teve uma redução de 9% de seu valor em relação a 2023, seguida de Dior, em 11,982 bilhões de dólares, Cartier, com 10,514 bilhões de dólares e Rolex, 11,982 bilhões de dólares.

Na indústria da moda, a líder Nike manteve a posição mais cobiçada (27º lugar no Top100), enquanto a Zara avançou 24 posições, alcançando a 70ª posição (+47% em valor). Lululemon, marca de vestuário esportivo canadense, viu seu valor aumentar em 24% e subiu para o 92º lugar.

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