Museu Metropolitano de Arte revela tema do Met Gala 2026
Met Gala 2026 terá tema “Costume Art” e exposição com 200 peças, explorando moda e corpo, revelando novas formas de olhar a figura humana
Na manhã desta segunda-feira (17), o Museu Metropolitano de Arte anunciou as novidades do Met Gala 2026. O evento terá como tema “Costume Art” (Arte do Figurino), que explora a relação entre moda e corpo, e está previsto para ocorrer em 4 de maio.
Além disso, o dress code será aprofundado em uma exposição que reunirá importantes criações da moda nos novos espaços das Condé M. Nast Galleries, que será inaugurado na ocasião.
“Costume Art”: o que será a mostra
Segundo Andrew Bolton, curador do museu, a exposição trata o corpo vestido como destaque na arte, já que, em sua visão, a moda alcança esse status por conta da relação com o corpo. Ele explicou para a Vogue estadunidense alguns detalhes sobre o evento, que mostrará corpos que normalmente são invisíveis ao olhar público:
“Estas incluem corpos onipresentes na arte, como o corpo clássico e o corpo nu; outros tipos de corpos frequentemente negligenciados, como corpos envelhecidos e corpos de gestantes; e ainda outros que são universais, como o corpo anatômico.”
Andrew Bolton durante o anúncio do “Costume Art” no Museu Metropolitano de Arte em Nova York (Foto: reprodução/Getty Images Embed/Taylor Hill)
A mostra reunirá cerca de 200 peças de roupas e acessórios apresentados nas obras de arte, com a inauguração marcada para o dia 10 de maio. Ficará aberta ao público até dia o 10 de janeiro de 2027.
Met Gala 2026
O principal evento de moda continua sob o comando de Anna Wintour, que compareceu ao anúncio de “Costume Art”. Marcado para maio, o baile será patrocinado pela Saint Laurent e pela Condé Nast. O que chamou a atenção do público foi a confirmação do apoio financeiro do casal Jeff Bezos, fundador da Amazon, e Lauren Sánchez Bezos, ex-jornalista de televisão.
Segundo a CNN, o baile é a única maneira de o Costume Institute arrecadar dinheiro para suas exposições, compras e manutenção. Diferente de outros departamentos do Met, ele não recebe verba do próprio museu.
Steve Newhouse, Anna Wintour, Misty Copeland e Max Hollein em evento de anúncio do “Costume Art” no Museu Metropolitano de Arte em Nova York (Foto: reprodução/Getty Images Embed/Taylor Hill)
