Misci: conheça a trajetória de sucesso da nova referência em moda brasileira

Bianca P. Athaide Por Bianca P. Athaide
4 min de leitura
Foto destaque: Coleção da Misci para o SPFW 2020 (Reprodução/Luca Oliveira/Elle Brasil)

Nesta terça-feira (23), o Pavilhão da Bienal no Ibirapuera, em São Paulo, voltou a ser palco do frisson da moda nacional, após anos de história hospedando a São Paulo Fashion Week, com a apresentação da mais nova coleção, denominada”Tenda Tripa”, da Misci. O evento reuniu o círculo mais importante de jornalistas, influencers e celebridades especialistas em moda. A coleção descentralizou a moda brasileira do peso urbano, e fez de protagonista a cultura interiorana tradicional do país, e esse celebrar das múltiplas culturas brasileiras é um dos pilares essenciais dessa marca que desbrava e desponta, cada vez mais, no mercado da moda intercontinental. 


Campanha Misci Verão 2022 (Foto: reprodução/Luca Oliveira/GQ)

O começo de uma grande história

Fundada em 2018, pelo estilista nascido em Sinop, cidade do Mato Grosso, Airon Martin, a Misci começou, em primeiro momento, como um projeto de conclusão de curso de seu criador, e depois se materializou em uma primeira coleção, com a colaboração de amigos. 

Com 21 anos, Airon desistiu do curso de Medicina e se mudou para São Paulo, para cursar Design. Criado pela sua mãe, avó e tias, o estilista carrega em seu interior a herança da criatividade que elas o doutrinaram durante a infância. Esse dom de família resultou, hoje, em uma marca que desponta no mercado, por possuir sua vértebra principal na mistura das criações de um mato-grossense com raízes familiares no Ceará e na Paraíba, e para assim ser denominada Misci, de miscigenação. Com foco na valorização da diversidade brasileira, a marca traz em suas peças toda a beleza da complexidade cultural que o país possui em um novo conceito, que une vestuário e mobiliário, ao mesmo tempo que resgata o melhor da indústria e da matéria-prima nacional.  


Airon Martin, em final de desfile de seu marca, na SPFW de 2021 (Foto: reprodução/Lucas Ramos/AGNews)

Ao olhar da crítica, Airon é sucedido onde muitos estilistas brasileiros de renome antes dele não conseguiram: ele não se fecha em uma bolha elitista e pseudo erudita, como era de praxe em décadas passadas. E isso reflete em suas criações: peças que buscam o passado como peça fundamental para trilhar o caminho para o futuro.

Misci entre as estrelas

Um acontecimento levou a marca brasileira para os holofotes internacionais e elevou ainda mais seu status, até mesmo aqui no Brasil. Em uma passagem pelo Brasil, a apresentadora americana Oprah Winfrey, se encantou pelas peças da marca em uma visita a loja no shopping de luxo de São Paulo, Cidade Jardim, e desfilou durante sua viagem, com uma das bolsas 3 bolsas que comprou, cada uma pelo valor de R$2.280,00.


A apresentadora americana Oprah Winfrey aparece usando bolsa da marca Misci, em abril deste ano (Foto: reprodução/Valor Econômico – Globo)
Modelo de bolsa igual ao o usado pela apresentadora (Foto: divulgação/Patrícia Ikeda/Misci)


Mas Oprah não é a primeira personalidade a cair na feitiço da Misci, o sucesso em território nacional já era garantido: a primeira-dama Janja, a Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva e as principais influencers de moda brasileiras, como Camila Coutinho, já desfilavam as peças da marca. 

“Infelizmente carregamos um complexo de vira-lata, e esse é um dos principais motivos de não termos marcas fortes de moda no Brasil. Tenho trabalhado também na educação do consumidor e a resposta tem sido bem positiva”, afirmou Airon Martin em entrevista para o site Exame, no início de 2024. 

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