Sarah Burton assume a direção criativa da Givenchy 

Estilista anunciou sua saída da posição na Alexander McQueen em setembro do ano passado, após 14 anos no cargo

Bianca P. Athaide Por Bianca P. Athaide
5 min de leitura
Foto destaque: Sarah Burton é a nova diretora criativa da Givenchy (Reprodução/Harper's Bazaar Brasil)

Conhecida mundialmente pela sua trajetória dentro da Alexander McQueen — primeiramente como braço direito do estilista e, depois, por assumir o comando após sua morte — trazendo um aspecto mais artesanal e menos subversivo para a grife, a britânica Sarah Burton acaba de ser nomeada como a mais nova diretora criativa da “maison” francesa Givenchy. 

O anúncio aconteceu na manhã desta segunda-feira (09), após um ano da saída de Burton da McQueen. Com esse acontecimento, ela marca seu nome na história mais uma vez, sendo a primeira mulher a assumir esse cargo na história da marca pertencente ao grupo LVMH. 


Sarah Burton é a nova diretora criativa da Givenchy (Foto: reprodução/Givenchy)

Caminhando em sentido oposto ao estilo tradicional da marca francesa, a estilista, conhecida por suas criações destemidas, costuma brincar em sua forma de criar com contrastes de cortes, formas e texturas. Em comunicado, ela afirmou: “É uma grande honra me juntar a esta magnífica maison que é a Givenchy, uma verdadeira joia. Estou muito entusiasmada com a ideia de escrever o próximo capítulo desta emblemática maison e de levar a minha própria visão, a minha sensibilidade e as minhas convicções para a Givenchy.”  

No anúncio, a equipe de comunicação da Givenchy prontificou que a estilista estará sob o comando da direção criativa das coleções femininas e masculinas das “maison”. O nome de Sarah era muito especulado para o posto, depois da breve, e pouco elogiada, passagem de Matthew Williamson, graças a sua capacidade de inovar com elegância e requinte.


Coleção masculina “Pompa e circunstância”, criada por Sarah Burton para Alexander McQueen, em 2023 (Foto: reprodução/Harper’s Bazaar Brasil) 

A estreia de Burton no comando da casa está marcada para março do próximo ano, 2025, quando apresentará sua coleção outono/inverno na Paris Fashion Week.

Um pouco mais sobre Sarah Burton

A designer britânica iniciou sua carreira com o pé direito: um ano antes de se formar na Central Saint Martins College of Art and Design, em 1997, Sarah Burton já era estagiária de Alexander McQueen, que fundou sua marca homônima em 1992. Rapidamente se firmou no centro jovem e revolucionário da marca e, posteriormente, ganhou o posto de assistente e braço direito do estilista, se tornando uma peça fundamental nas criações de vestuário feminino da grife.


Sarah Burton e Alexander McQueen (Foto: reprodução/ELLE Brasil)

Quando McQueen faleceu subitamente em 2010, Burton ficou encarregada de tocar em frente e honrar o nome do estilista. No cargo de diretora criativa, Sarah permaneceu durante 14 anos, e sempre foi vangloriada pela imprensa e amantes da moda por seguir o caráter revolucionário e subversivo do de McQueen, mas sem nunca tentar copiá-lo, mantendo sua veia pessoal de criação mais sofisticada e menos bruta. Uma mudança na gestão de sua primeira casa acabou por acelerar o processo de saída de Sarah. 

A estilista é notória em sua precisão de cortes e construções, enquanto abusa de sua criatividade sem limites, sendo um encaixe perfeito para esse novo capítulo que a Givenchy parece desejar.

Dança das cadeiras na Givenchy

Além da mudança na cadeira de diretores criativos, a maison francesa também passou por uma importante mudança nos últimos tempos: a chegada do novo CEO, Alessandro Valenti. O novo comandante também celebrou a contratação de Burton: “A chegada de Sarah Burton como chefe do nosso design criativo é um momento muito emocionante para a Givenchy. Sua carreira notável e visão criativa já lhe renderam uma vasta base de fãs, e temos certeza de que, sob sua direção, a Givenchy continuará a inovar e cativar um amplo público em todo o cenário mundial. Antecipo ansiosamente a nova energia criativa que Sarah trará enquanto trabalha ao lado de nossas excelentes equipes“. 

A nova dupla marca a chegada de novos ares para a Givenchy, após uma perda notável de relevância que enfrentou nos últimos anos.

Sair da versão mobile