Ontem (14), o São Paulo Fashion Week encerrou mais uma edição emblemática. Na ocasião, o estilista mineiro João Pimenta ficou responsável pelo penúltimo desfile do evento. A apresentação ocorreu no Edifício Martinelli, localizado no centro de SP.
Dividido em três partes e apresentando uma estética mesclada entre elementos clássicos e modernos, João inspirou-se no prédio histórico para criar suas peças e ainda conectá-las com uma narrativa para o público presente.
Sobre a inspiração para a coleção
Em entrevista para o veículo CNN, o estilista explica seu objetivo com o resgate e adaptação do espírito da moda streetwear em sua coleção. Segundo ele, o desfile molda-se de acordo com a sobreposição de peças vistos nos corpos dos modelos.
Além disso, a escolha do Martinelli está atrelada ao seu desejo de retratar a questão da democratização e abrangência de sua marca, especialmente que elas possam ser enxergadas para todos os tipos de pessoas.
“Acho que o centro é um lugar que reúne todo mundo e eu tenho uma vontade muito grande democratizar a minha marca […] Quando cheguei em São Paulo foi o lugar que mais me impressionou (Edifício Martinelli). Era uma locação que antes se apresentava como algo inatingível. No entanto, com esse projeto de restauração de centro e de trazer as pessoas as pessoas para cá, acho que ele abraça o meu desejo pela rua.”
João Pimenta
João não deixou de lado sua especialidade na alfaiataria, porém, fez questão de incrementar elementos mais modernos e fortes no varejo atual. Ademais, sua parceria com a marca Sou de Algodão foi reafirmada na maioria das peças, ao relatar que o material foi usado cerca de 70% durante todo o processo criativo.
Detalhes das peças durante o desfile
Desde conjuntos de alfaiataria estruturadas, até elementos regados da estética oversized, a coleção de João Pimenta percorreu os diversos caminhos do universo fashion.
Com uma paleta de cores harmoniosa, tons predominantemente rosa, bege e cinza dominaram as passarelas. No entanto, também foi possível ver elementos roxos, amarelo mostarda e off-white.
As sobreposições acompanhadas de jaquetas, trench coats e blazers também chamaram bastante atenção. Além disso, elementos como rendas, penas e tie-dye modelaram uma estética mais jovial e sofisticada.