Fed poderá aumentar a taxa de juros nos EUA

Lucas Barbosa Por Lucas Barbosa
3 min de leitura

O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, anunciou nesta terça-feira (7) ao Congresso norte-americano que provavelmente terá que aumentar a taxa de juros no país em resposta aos recentes dados econômicos. Com a decisão, o juros deverá ser maior que o previsto em dezembro do ano passado, quando autoridades definiram um pico da taxa básica de juros em 5,1% para este ano. 


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>EUA: Powell adverte que juros podem subir mais do que o previsto <a href=”https://t.co/rMyNJp7JA6″>https://t.co/rMyNJp7JA6</a></p>&mdash; exame (@exame) <a href=”https://twitter.com/exame/status/1633402367948226561?ref_src=twsrc%5Etfw”>March 8, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

Presidente do Federal Reserve dos EUA admite que taxa de juros deverá ser aumentada – Reprodução/Twitter.


Os dados que vimos até agora, e ainda temos outros dados para ver, ainda temos dados significativos para ver antes da reunião, sugerem que a taxa final que definirmos pode muito bem ser maior do que a que definimos em dezembro” relatou Powell ao Comitê Bancário do Senado. 

Atualmente, a taxa básica encontra- se entre 4,5% e 4,75% e deve ser aumentada ainda este mês após a reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto, que acontecerá no final de março. Na reunião também será discutido as atualizações e previsões para a economia e política monetária dos Estados Unidos.

Powell ainda afirmou que o Fed pode trazer a inflação norte-americana de volta aos 2%, sem afetar diretamente a perda de empregos no país: “Você está muito longe de qualquer coisa que pareça uma recessão apenas olhando para o mercado de trabalho em si“, relatou o presidente em reunião.

Em relação ao teto da dívida nacional, Powell questionou parlamentares dos Estados Unidos sobre a possibilidade de elevar o teto da dívida, tendo em vista que caso não aumente, o país pode sofrer consequências imprevistas: “Há apenas uma solução para este problema, o Congresso realmente precisa elevar o teto da dívida” e “se não o fizermos, as consequências são difíceis de estimar, mas poderiam ser extraordinárias”, relatou o presidente.

Afirmando a necessidade de aumento da taxa de juros e de ações para elevar o teto da dívida do país, Powell comenta que apesar de delicado, devem trabalhar de acordo para que o país não sofra consequências severas na economia: “o processo de reduzir a inflação para 2% tem um longo caminho a percorrer e provavelmente será acidentado”.

Foto destaque: Presidente do Federal Reserve dos EUA – Reprodução/Twitter/MarketInsider

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile