Grupo Assaí acredita na reorganização dos estoques comerciais neste quarto trimestre 

Pablo Alves Por Pablo Alves
5 min de leitura

A confiança é grande, por isso o grupo Assaí, que popularizou a expressão atacarejo, acredita que nesse quarto trimestre eles alcançarão resultados melhores que no terceiro trimestre, junto com essas expectativas a rede aplica um programa de abertura de novos estabelecimentos comerciais de maneira rápida, ao mesmo tempo consumidores aumentam os pontos de estoques de artigos e mercadorias para esse final de ano que tem uma Copa do Mundo como pano de fundo.

“Temos expectativas de volumes (de vendas) melhores que no terceiro trimestre… o ajuste (redução) de estoques dos clientes ja aconteceu no terceiro e o próximo será o quarto trimestre pós-pandemia e ainda vamos ter Copa”, analisa o presidente-executivo da firma, Belmiro Gomes, por meio de videoconferência junto a analistas.

“Temos expectativa altamente positiva (sobre as aberturas de lojas no quarto trimestre)”, adicionou Belmiro. Mesmo com todo otimismo da analise, o executivo reconheceu que determinadas classes de mercadorias, por exemplo as dependentes dos insumos relacionados ao petróleo e aos importatos ainda serão ajustados pelos clientes quanto ao seu poder de compra.

Os papeis do grupo sobrevoavam entre as grandes altas do Ibovespa às 12h52, com avanço de 3,8%, no índice o ganho era de aproximadamente 1%. Os ativos do Assaí podem ser incluídos no índice da América Latina na próxima revisão da composição dos índices acionários MSCI, foi a previsão dos estrategistas do Bank of America

Na noite do anterior a empresa apresentou baixa de 48% na receita liquida do terceiro trimestre comparando com mesmo período do ano passado, a diferença é que na pratica o resultado foi outro indo além do esperado pelo mercado, impulsionado pelo crescimento das vendas da ordem de 9%


Assaí quer abrir 45 lojas até o final de 2022. (Foto: Reprodução/CapitalNews)


A firma tem como alvo chegar a lucro anual superior de R$ 100 bilhões ate 2024. No montante somado até o mês de setembro, o rendimento somado era de R$ 42,2 bilhões, crescimento de 28% comparado aos primeiros nove meses de 2021, chegando a R$ 65 bilhões.

Indagado em relação a meta num período em que a empresa acelera para reabertura de 70 lojas adquiridas do Extra em 2021, Belmiro Gomes ratificou o alvo e acresceu que cumprir o objetivo “está num ponto até do que a gente tinha planejado”.

O CEO observou que o grupo, entretanto, aguardará a inauguração de outras lojas compradas do Extra e o alargamento desse tempo de maturação. “Talvez na divulgação (do balanço do quarto trimestre) venhamos com um numero mais otimista”.

Em relação as margens, Daniela Papa, diretora financeira, reiterou que com o aumento de lojas abertas do Extra no quarto trimestre depois de 14 transições entre julho e setembro, os custos totais e administrativos como porcentagem de ganho liquido “ainda ficarão acima de 9%, com certeza”.

Com a finalidade de realçar a grandeza do projeto que vai expandir o parque de lojas, em grande parte financiado pelo próprio caixa que a empresa gerou, Gomes declarou que a dimensão do cimento usado neste programa em 2022 equipara-se a “seis estádios do maracanã”.

A companhia tem o propósito de fazer a reabertura de 45 lojas com a sua marca em 2022, isso significa um numero aproximado de 30 transições somente nesse quarto trimestre. Só comparando, o Atacadão, maior concorrente, que pertence ao Carrefour Brasil, tem planos de inaugurar 12 até o final do ano.

O planejamento do grupo visa mais 25 conversões até o final do primeiro semestre do ano que vem totalizando aproximadamente 300 estabelecimentos. Rival direto, o Atacadão no final de junho de 2022 o total de 321 lojas convencionais e mais 33 dentro  conceito “atacado de entrega”.

Perguntado a cerca dos recursos disponíveis em caixa para montar grandes armazenamentos para as transições, Wlamir do Anjos, vice-presidente comercial, reiterou que a firma sustenta a uniformidade porque os novos comércios estão nos meios urbanizados, isso trás movimento grande de consumidores.

Conseguir alargar os prazos de pagamento junto aos fornecedores ajudou muito, disse Belmiro e o executivo. “A melhoria (no capital de giro) vai ficar visível provavelmente nos números do primeiro trimestre do ano que vem”, afirmou Gomes.

Foto destaque: Reprodução/NewTrade

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile