Nova moeda no mercado de criptomoedas tem agitado os investidores

Bruno Vasques Por Bruno Vasques
3 min de leitura

Não é só futebol que está rolando no deserto do Catar. O mercado de fan tokens, as famosas criptomoedas estão esquentando o mercado no oriente. O interesse das pessoas nesse tipo de moeda está vinculado a times esportivos.

De acordo com pesquisas da Kaiko, empresa de dados de Paris, o volume médio dessas criptomoedas aumentou por cerca de 300 milhões de dólares neste mês.

“Portanto, temos um aumento de 10 vezes no volume, o que é enorme para esses tokens”, disse um analista da Kaiko.

Porém, esse não é um mercado fácil de operar, visto que há muitas oscilações durante o dia, fazendo com que a moeda ou perca muito o valor ou cresça absurdamente. Um exemplo é o do craque argentino Lionel Messi, que despencou 25%, para 5,26 dólares, após a derrota da Argentina para a Arábia Saudita, na primeira rodada. Na segunda rodada, apesar da vitória, Messi teve uma queda de 22%.


Fan Token é a nova moda dos investidores em criptomoedas (Foto: Reprodução/GettyImage)


Já com Cristiano Ronaldo, dez dias antes de iniciar a Copa, a moeda subiu 119%, para 7 dólares, porém, mesmo com uma boa campanha e Portugal invicto até agora, a moeda perdeu metade do seu valor.

A medida em que os investidores evitam o risco, os ativos instáveis caem, fazendo com que a criptomoeda despenque. De acordo com a CoinGecko, na abertura da Copa do Mundo, os fan tokens saltaram para 401 milhões de dólares, de 256 milhões dez dias antes do início.

“A primeira percepção nunca deve ser a de que você está comprando um fan token para geração de lucro.” – Foi o que o presidente da Sportzchain disse para as pessoas que adquirem a moeda pensando apenas no dinheiro.

“A cereja do bolo é que é uma ferramenta disponível na blockchain que pode ser facilmente negociada no futuro, então há uma conotação financeira ligada a ela” – concluiu Siddharth Jaiswal.

Recentemente, alguns dos maiores clubes do mundo lançaram seus fans tokens apoiados pelos sócios torcedores, por exemplo o Paris Saint-Germain, Manchester City, Inter de Milão e Atlético de Madrid, além das seleções de Portugal e da Argentina. Os valores de mercado giram em torno de 7 a 21 milhões de dólares.

O crescimento dos fan tokens acontece em meio a uma crise no mercado de criptomoedas, que está sofrendo com o colapso da FTX. O bitcoin, por exemplo, está perto de valores mínimos em dois anos, cerca de 16.246 dólares.

 

Foto destaque: Nova criptomoeda, os fan tokens, tem se destacado no mercado. Reprodução/GettyImages

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile