OpenAI adquire a empresa Global Illumination

3 min de leitura

Nesta quarta-feira (17), a empresa OpenAI, responsável por criar o ChatGPT, adquiriu a empresa de filmes digitais Global Illumination. Esta é a primeira aquisição conhecida pela empresa de Inteligência Artificial, mas ainda não se têm detalhes sobre o acordo financeiro. A empresa OpenAI afirmou que toda a equipe da Global Illumination se juntou para poderem trabalhar juntos nos produtos, dos quais também inclui o ChatGPT.

Global Illumination

A empresa foi fundada por Thomas Dimson, Taylor Gordon e Joey Flynn em 2021, dos quais todos já fizeram trabalhos para o Instagram. Esta startup realizou recentemente trabalhos em tecnologia de código aberto para a produção de jogos online. Conforme o site pessoal de Dimson, ele é responsável por elaborar uma parte dos códigos originais para os algoritmos de recomendação do Instagram.


Exemplo de Iluminação digital com a técnlogia da Global Illumination (Foto: reprodução/Nvidia)


OpenAI

A OpenAI (Inteligência Artificial Aberta, em tradução livre) é uma organização de pesquisa em inteligência artificial (IA) fundada em dezembro de 2015. Foi criada para avançar no desenvolvimento da IA de forma ética e benéfica para a humanidade. A fundação da OpenAI foi influenciada por uma preocupação crescente sobre os possíveis riscos associados ao rápido avanço da inteligência artificial sem um devido foco na segurança e nas implicações sociais.

A ideia por trás da OpenAI era garantir que os benefícios da IA fossem compartilhados de forma ampla e que houvesse um esforço consciente para evitar que a tecnologia fosse usada de maneiras prejudiciais ou que colocassem em risco a sociedade. Um dos princípios fundamentais da OpenAI era a promoção da pesquisa colaborativa e aberta, compartilhando conhecimento e resultados para acelerar o progresso da IA.

Os fundadores originais da OpenAI incluíram Elon Musk, Sam Altman, Greg Brockman, Ilya Sutskever, John Schulman e Wojciech Zaremba, entre outros. Elon Musk e Sam Altman desempenharam papéis significativos nos estágios iniciais, mas Musk acabou deixando a organização em 2018 devido a conflitos de interesse com outras empresas de IA das quais ele fazia parte. Ao longo dos anos, a OpenAI atraiu atenção significativa e investimentos de diversos setores, incluindo tecnologia, filantropia e academia. A organização estava envolvida em uma série de projetos de pesquisa que exploravam várias áreas da IA, incluindo aprendizado de máquina, processamento de linguagem natural, visão computacional e muito mais.

 

Foto Destaque: imagem da OpenAi. Reprodução/Slate

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile