Percentual de mulheres que lideram startups quadruplica em 2022

Guilherme Tabosa Por Guilherme Tabosa
3 min de leitura

Segundo um levantamento realizado pela Efund, plataforma de captação de investimentos, o percentual de mulheres lideres de startups quadruplicou em 2022. Elas estão à frente de empresas que buscam investimentos por meio do equity crowdfunding. De acordo com a pesquisa, que entrevistou 190 mulheres 13,7% das startups que buscaram recursos são lideradas por figuras femininas. Em 2021, quando foram entrevistadas 400 mulheres, o percentual ficou em 3%.


                               

                                         Empresas lideradas por mulheres tem melhor performance e geram mais lucro. ( Foto: IT Fórum


 

Apesar do número animador, elas não tem salários equivalentes às suas produções. Para Igor Romeiro, CEO da Efund, ” as proporções ainda são muito baixas”, já que as mulheres são capazes de ganhar mais por dólar investido. No entando, parte do mercado financeiro ainda não está aberto para recebê-las e dar apoio.

Igor ressalta outro estudo que aponta os resultados conquistados por mulheres nesse meio. A First Round Capital, um fundo de capital de risco, mostrou que startups criadas por elas tem melhora de 63% de permomance, em relação a empresas geridas por homens. Elas também são capazes de gerar mais lucro. Segundo o trabalho do Boston Consulting Group, demonstra que a cada dólar que uma fundadora ou cofundadora conquista, dá 2,5 vezes mais receita do que uma startups lideradas por figuras masculinas.

Mulheres empreendedoras

A participação de pessoas do gênero feminino nesse meio vem ajudando na economia global. Já que é um mercado com muitas oportunidades, as ideias no empreendedorismo são variadas, o que dá mais liberdade para seguir nesse caminho. “Abrir o próprio negócio é a forma encontrada por algumas para colocar em prática suas ideias e, claro, ganhar dinheiro liderando um projeto que, na maioria das vezes, não seria aceito em grandes empresas”, relata Romeiro.

São elas que puxam o mercado empreendedor. Um relatório sobre diferença de gênero, que analisou 146 países, apresentado no último Fórum Econômico Mundial, concluiu que o número de empreendimentos geridos por mulheres cresceu 41% em 2022. A faixa etária delas é de 22 a 35 anos, liderando negócios, em sua maioria, voltado para moda, beleza e estética.

Foto Destaque: Mulheres líderes no mercado de trabalho. Divulgação/Distrito

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile