O Brasil é um dos maiores países que mais exportam para o exterior. Entre celulose, soja, açúcar e derivados, o nosso país sempre conseguiu sair na frente de outras grandes superpotências exportadoras de produtos concorrentes. Nas prateleiras mundo afora, sempre era fácil de encontrar um pacote de arroz, feijão, grão de bico, aveia, refrigerante e dentre outros.
Mas uma queda inesperada nos preços deste ano de 2023 acaba pegando os produtores de cada produto no susto, mas os que mais sofrem com essa queda são os produtores de soja (o principal e maior produto de exportação brasileira), neste caso a produção de açúcar acaba substituindo a soja de sua posição.
Imagem da soja em grãos recém colhida (Foto: Reprodução/depositphotos)
Nos últimos meses, acometeu uma queda no ritmo da venda da soja, levando em conta de os produtores procurarem lugares para poder estocar este produto à espera de uma alta no preço da soja, e assim alavancando o aumento de oferta no mercado interno. De acordo com os dados, o produto segue sem chance de aumento dos preços neste ano, e que o produtor deve ficar atento às oportunidades de venda do produto, assim conseguindo uma venda adequada para poder manter o equilíbrio em seu negócio.
O estado de Mato Grosso ainda segue tentando segurar essa queda, mas tá difícil, neste ano ele se destaca com cerca de 10 milhões de hectares plantados no estado. E a explicação para essa queda é a oferta excedente em relação à demanda.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>INDICADORES: Preço da soja registra queda nesta sexta-feira (23) <a href=”https://t.co/hm2MUzQRj5″>https://t.co/hm2MUzQRj5</a></p>— Flor do Mamoré Flor do mamoré (@FlorMamore) <a href=”https://twitter.com/FlorMamore/status/1672191224722120705?ref_src=twsrc%5Etfw”>June 23, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Já nesta sexta-feira surgiu uma notícia que não é de agradar a todos, de acordo com esse post do Twitter, “INDICADORES: preço da soja registra queda nesta sexta-feira (23)”, afirmando de primeira, que houve uma queda de 0,84% em seu preço com o mercado de venda em R$ 129,68, na região do estado do Paraná, isso é bom, mas quando se trata de bolsa de valores seu preço acaba subindo, de 0,49% e sendo negociada com R$ 139,58. De qualquer maneira o valor seque em desequilíbrio e mantendo a sua inflexibilidade, isso não é bom, pois acaba tendo um baque e tanto em nossa economia assim aumentando o preço de outros produtos, como o arroz, feijão e farinha que sempre sobem.
Foto destaque: máquinas agricolas fazendo a colheita de soja num campo/semadesc