A Forbes divulgou o ranking anual dos melhores bancos do mundo em 2023. Ele foi feito em parceria com a empresa de pesquisa de mercado, Statista, e contém 415 instituições. Entre elas, dez são brasileiras. Quem lidera a lista é a Sofisa, acompanhada do Nubank e do Sicoob. Confira o ranking dos melhores bancos brasileiros em 2023:
1. Banco Sofisa
2. Nubank
3. Sicoob
4. Banco Inter
5. PagBank
6. Banrisul
7. C6 Bank
8. Banco Safra
9. Santander
10. Caixa Econômica
SVB teve queda na taxa de juros e gerou prejuízo aos clientes. (Foto: Folha PE)
A pesquisa foi realizada com 48 mil clientes bancários, em 32 países. Os itens utilizados para a avaliação foram: serviços digitais, atendimento aos cliente, assessoria financeira e confiança. A última, é o principal ponto desejado pelos clientes, visto que várias crises aconteceram ao longo da história, como a quebra do Silicon Valley Bank, eles estão mais exigentes para quem irá cuidar de suas finanças.
“Se você não pode confiar em sua instituição financeira, todas as outras vantagens e serviços diminuem”, destaca Parijat Banerjee, chefe global de serviços de negócios da LatentView Analytics.
Desse modo, pode-se observar que as instiuições tradicionais estão perdendo força. Santander e Caixa Econômica são os únicos destaques relativos aos bancos mais antigos. Nomes com forte presença no mercado interno, como Banco do Brasil, Itaú e Bradesco nem aparecem no ranking. Por outro lado, é nítido o crescimento dos bancos digitais, principalmente, entre os jovens que buscam abrir sua primeira conta bancária. Eles também ganharam força durante a pandemia, já que é possível realizar diversas movimentações sem sair de casa.
Destaques no G7
As sete maiores economias do mundo também divlgaram seus rankings. Nos Estados Unidos, o banco que lidera a lista, é o United Services Automobile Association. Na Alemanha, o Sparda-Bank Hessen é o líder. No Canadá, é o EQ Bank. Já na França, o N26 é considerado o melhor banco do país. Na Itália, o Illimity lidera o ranking. No Reino Unido, o First Direct, e, no Japão, o SBI.
Foto Destaque: Sede do Nubank. Divulgação/InvestNews