De acordo com relatório da Reuters, as gigantes de pagamento Visa e Mastercard deram uma pausa nos investimentos em criptomoedas. A decisão se deu devido às crises e falências de alto nível no setor. Há pouco tempo, com o sucesso e crescimento da área, as empresas de pagamento haviam lançado diversas iniciativas e firmaram parcerias com algumas empresas do ramo.
<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Visa e Mastercard pausam investimentos em criptomoedas após crise no setor, dizem fontes à Reuters <a href=”https://t.co/iHEPsr4yUS”>https://t.co/iHEPsr4yUS</a></p>— InfoMoney (@infomoney) <a href=”https://twitter.com/infomoney/status/1630613380967940096?ref_src=twsrc%5Etfw”>February 28, 2023</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
Visa e Mastercard pausam investimentos em criptomoedas – Reprodução/Twitter.
Com lançamentos planejados relacionados à criptomoedas, tanto a Visa quanto a Mastercard decidiram adiar os projetos. Segundo informações dos especialistas, a decisão deve seguir até que as condições de mercado e ambiente regulatório melhorem para o setor.
“As recentes falhas de alto nível no setor de criptoativos são um lembrete importante de que temos um longo caminho a percorrer antes que as criptomoedas se tornem parte dos principais pagamentos e serviços financeiros”, disse um porta-voz da Visa, tendo em vista a sequência de empresas do ramo das criptomoedas decretando falência, como a gigante “FTX”.
Apesar do colapso no setor, especialistas ainda possuem expectativas nas moedas digitais. Um porta-voz da Mastercard explicou a situação, afirmando que em breve, novos investimentos podem acontecer: “Nossos esforços continuam focados na tecnologia blockchain subjacente e como isso pode ser aplicado para ajudar a resolver os pontos problemáticos atuais e construir sistemas mais eficientes”.
Ambas as empresas se uniram recentemente com empresas de criptomoedas para analisar negociações por meio de ativos digitais. A Mastercard, por sua vez, se uniu à Paxos em outubro de 2022. A empresa também realizou parcerias com a Binance em janeiro deste ano, visando lançar um cartão pré-pago que auxiliasse nas negociações com criptomoedas.
Já a Visa realizou negociações com a FTX, lançando um cartão de débito com suporte para as moedas digitais, contudo, após o colapso e pedido de falência da exchange, a empresa encerrou o contrato. “A situação com a FTX é lamentável e estamos monitorando os desenvolvimentos de perto”, disse um porta-voz da Visa. “Nós rescindimos nossos acordos globais com a FTX e seu programa de cartão de débito nos EUA está sendo encerrado por seu emissor.”
Foto destaque: criptomoedas. Reprodução/Twitter