Baleia jubarte é vista carregando filhote na cabeça no litoral paulista

Giovanna Barros Por Giovanna Barros
3 min de leitura

No último mês, alguns vídeos e fotos inesperados tirados no litoral de São Paulo chamaram a atenção dos usuários nas redes sociais. Nos registros feitos por estudiosos do Projeto Baleia à Vista, entre Ilhabela e São Sebastião, uma jubarte emerge das águas com um filhote agarrado em sua cabeça.

O aumento das baleias em São Paulo

Em entrevista para a CNN, o pesquisador do projeto em questão, Julio Cardoso, contou que está cada vez mais comum que eles avistem baleias pelo litoral paulista. Em 2022, foram avistadas cerca de 164 baleias durante todo o ano. Já esse ano, o número de animais visto já ultrapassou 700, sendo 431% maior do que o registrado no anterior.

Quanto ao filhote avistado recentemente, embora os pesquisadores estimem que tenha no máximo duas semanas, ele já possui cerca de quatro metros. E mesmo que seja grande, animais dessa espécie são muito dependentes de suas mães.


<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/AuLxgCBOVXs” title=”YouTube video player” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share” allowfullscreen></iframe>

Vídeo feito em Ilhabela (Reprodução/Youtube/Estadão)


Os filhotes da espécie

Era um filhote muito pequeno, um bebê ainda, com dias de vida. Isso faz parte do comportamento das mães que, quando os filhos ainda não muito novos, os levantam sobre o corpo para ajuda-los a respirar na superfície. É como se a mãe pegasse um bebê no colo”, explicou Julio, que é especialista em tirar fotos de baleias e golfinhos.

A mãe, que é mais de dez metros maior que seu filhote, pode levar até um ano para ensinar todo o necessário para que ele sobreviva por conta própria.

Na foto que viralizou, a baleia vai até a superfície para que seu filhote possa respirar, e é o modo dela ensiná-lo a subir e descer para obter oxigênio, já que ele não consegue mergulhar tão fundo no começo de sua vida.

Além disso, os outros ensinamentos da jubarte envolvem ensinar os bebês a bater a calda e a pular. Segundo os estudiosos, esses animais se comunicam entre si pelos baralhos que emitem, através de uma linguagem própria.

 

Foto destaque: Baleia jubarte. Reprodução/Julio Cardoso/Baleia à Vista

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile